Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Coates revela o motivo que o levou de crítico a entusiasta dos Jogos Rio-2016

Escrito por

Vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e presidente do Comitê Olímpico da Austrália, John Coates, revelou nesta quinta-feira o motivo que o levou de crítico a entusiasta da organização dos Jogos Rio-2016: dinheiro. De acordo com o dirigente, as obras na capital fluminense tiveram um enorme progresso desde o ano passado, quando falou mal da organização brasileira.

- O dinheiro passou a circular. E o Rio fez um grande progresso - disse Coates, durante o primeiro dia de reuniões do Comitê Executivo do COI, em um hotel da Zona Sul.

Na percepção de Coates, as obras avançaram porque os recursos necessários para as obras começaram a ser liberados pelos entes públicos e isso foi fundamental para a sua mudança de postura. Em abril do ano passado, o australiano disse nunca ter vivido situação parecida em uma organização de Jogos Olímpicos.

- É a pior situação que já vivi. O COI formou uma força-tarefa especial para tentar acelerar os preparativos, mas a situação é crítica. Pior até que em Atenas em 2004. Em Atenas tínhamos que tratar com um governo e algumas responsabilidades municipais. Aqui (Rio) há três. Existe pouca coordenação entre o governo federal, o estadual e o municipal, que é responsável por grande parte da construção – disse Coates, durante um Fórum Olímpico realizado na Austrália, em 2014.

Coates chegou ao Rio no sábado e, à noite, acompanhou os desfiles das escolas de samba campeãs do grupo Especial. Na segunda-feira, o australiano iniciou sua participação nas reuniões da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio-2016, que encerrou na quarta-feira suas atividades.

A previsão é a de que Coates deixe a capital fluminense no domingo, um dia após o encerramento das reuniões do Comitê Executivo do COI, iniciadas na manhã desta quinta-feira.