Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Clássico Majestoso terá tira-teima internacional pela Libertadores

Escrito por

Arquirrivais estaduais e nacionais, Corinthians e São Paulo não têm uma história rica em confrontos internacionais. Ainda assim, a dupla se enfrentou na semifinal de Copa Conmebol, em 1994, e na final da Recopa Sul-Americana, em 2013. Duas competições sem muito apelo, diferentemente da badalada Copa Libertadores.

Sob o comando de Muricy Ramalho, que na época ainda dava os primeiros passos como treinador, o Tricolor apostou na molecada em 1994 para superar o experiente Timão. Rogério Ceni, Bordon, Juninho Paulista, Denílson e Caio ignoraram a juventude e levaram a melhor em cima de referências, como Ronaldo, Henrique, Viola e Casagrande.

Conhecido até hoje como “Expressinho”, o São Paulo venceu a primeira partida, por 4 a 3, no Pacaembu, no dia 2 de dezembro. Sete dias depois, no Morumbi, pouco menos de 3 mil torcedores viram o Corinthians vencer por 3 a 2 no tempo normal, mas perder a vaga na final nas cobranças de pênaltis: 5 a 4.

Embalado com a eliminação do Corinthians, o São Paulo atropelou o Peñarol (URU) na decisão da competição e coroou o talento dos pratas da casa, que pouco tempo depois se tornariam referências para o clube.

Quase 20 anos depois, Corinthians e São Paulo voltaram a se enfrentar em um jogo de mata-mata internacional. Desta vez, pela Recopa Sul-Americana de 2013. Campeão da Libertadores de 2012, o Timão venceu as duas partidas (2 a 1, no Morumbi, e 2 a 0, no Pacembu) em cima do Tricolor, campeão da Copa Sul-Americana de 2013. O título em cima do arquirrival fechou com chave de ouro a segunda passagem de Tite no comando do time, que já havia levantado quatro canecos (Brasileirão de 2011, Libertadores de 2012, Mundial de Clubes de 2012 e Paulistão de 2013). Do outro lado, o São Paulo seguiu seu martírio, que só acabaria com a volta de Muricy.

Copa Conmebol ou Recopa Sul-Americana, tanto faz. O que vale mesmo para Corinthians e São Paulo é a Copa Libertadores. O Timão passou da primeira fase e recebe o jogo em Itaquera, às 22h. A próxima quarta-feira promete emoções!

CURIOSIDADES DA RECOPA DE 2013

Majestoso chinês? - A Conmebol chegou a negociar com o governo chinês para realizar as finais da Recopa no estádio Ninho do Pássaro, mas não houve acordo: jogos foram no Morumbi e no Pacaembu.

Cadê todo mundo? - No São Paulo, 12 jogadores daquela Recopa não estão mais no elenco. Já no Timão, são dez, como Alessandro.

Pato e Jadson - Jadson foi titular do São Paulo no 1jogo (se lesionou no 2) e Pato foi reserva do Corinthians. Hoje, Jadson é titular no Timão e Pato, reserva do Tricolor.

Invicto, claro - Depois da Libertadores e do Mundial de 2012, Corinthians também foi campeão da Recopa sem perder: 2 a 1 no Morumbi e 2 a 0 no Pacaembu.

CURIOSIDADES DA CONMEBOL DE 1994

Fé no Expressinho - Formação alternativa do São Paulo comandada por Muricy, então auxiliar de Telê Santana, salvou um ano de traumas e derrotas com aposta na base.

Calendário insano - O São Paulo foi eliminado do Brasileirão no dia seguinte à primeira semi da Conmebol. Juninho Paulista chegou a jogar duas partidas no mesmo dia.

Só Rogério! - Novato, o goleiro era chamado só pelo primeiro nome. Mas já mostrava talento: pegou duas cobranças de pênalti do Corinthians e fez um dos gols.

Cadê a torcida? - Primeiro jogo teve 6.737 pagantes no Pacaembu e o outro, no Morumbi, teve só 2.961 testemunhas, indicando a desvalorização da ocasião.