Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No Chile, duplas lutam para manter Brasil na liderança do Sul-Americano de vôlei de praia

Escrito por

O Brasil contará com três duplas em busca de medalhas de ouro na etapa do Chile do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2014/2015. A cidade de La Serena receberá a partir desta sexta-feira até o próximo domingo, o terceiro torneio da temporada, de um total de oito. Lili e Rebecca (ES/CE) representarão o país no naipe feminino, enquanto Bruno/Hevaldo (AM/CE) e Saymon/Fábio (MS/CE) serão as duplas brasileiras masculinas.

A competição contará com 32 times, sendo 16 em cada naipe, divididos em quatro grupos com quatro equipes. Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela são os países representantes. Em duas etapas realizadas até agora, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Na primeira colocação do ranking geral do Circuito Banco do Brasil Open, com 2080 pontos, Bruno acredita que o bom momento no torneio nacional pode ajudar na disputa internacional. Ao lado de Hevaldo, o amazonense forma a parceria mais antiga entre a elite do esporte.

- Fizemos uma viagem tranquila e estamos preparados para fazermos o melhor. Estamos muito motivados para jogar o Circuito Sul-Americano, conhecemos bem as particularidades dele. Além de representar o país e ajudar a mantê-lo na liderança, é nele que vamos poder somar pontos para o Circuito Mundial, nosso próximo objetivo ao final da temporada do CBBVP - disse Bruno.


Bruno e Hevaldo treinam no Chile para etapa do Sul-Americano que iniciará nesta sexta (Foto: Divulgação/CSV)

As duplas femininas brasileiras somam 400 pontos na classificação geral nas duas etapas disputadas até agora. No masculino, com um título na estreia e a prata na etapa uruguaia, o país lidera com 380 pontos o ‘tour’ continental. Apenas o melhor resultado de cada país em cada etapa é computado para o ranking geral.

Os quatro melhores países em cada naipe nas etapas realizadas até o dia 15 de março estarão classificados para a disputa do Campeonato Mundial, que ocorre entre 26 de junho e 5 de julho. A dupla campeã de cada etapa soma 200 pontos para seu país, enquanto o vice leva 180, o terceiro 160 e assim por diante, reduzindo 20 pontos a cada posição.

O primeiro dia de competições, nesta sexta-feira, é reservado para os jogos da fase de grupos. No sábado ocorrem os jogos restantes da primeira fase e a disputa das quartas de final com os primeiros e segundos classificados de cada chave. O domingo é o dia final do torneio, com semifinais, disputas pela medalha de bronze e finais dos dois naipes. Os jogos são transmitidos ao vivo pelo site da CSV (Confederação Sul-Americana de Voleibol).

Após a disputa no Chile, a próxima etapa do Circuito Sul-Americano acontecerá já no outro final de semana, de 20 a 22 de fevereiro, na cidade de Vargas, na Venezuela. O país campeão é definido ao final da temporada, com o maior somatório de pontos.