Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chegou a hora da verdade! Bélgica estreia na Copa-2014 diante da Argélia

Francisco do Socorro (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por

Chegou a hora da verdade para a Bélgica. Apontada como provável sensação da Copa do Mundo após campanha invicta e praticamente perfeita nas Eliminatórias e contando com jogadores como Hazard, Fellaini e Lukaku, a seleção do técnico Marc Wilmots entra em campo pela primeira vez na Copa no Brasil diante da Argélia, em duelo que abre o Grupo H do Mundial e será realizada a partir das 13h, no Mineirão. Bélgica x Argélia terá transmissão em tempo real do LANCE!Net.

A Bélgica, que não disputava uma Copa desde a edição de Coreia do Sul/Japão em 2002, disputará o seu Mundial de número 12. O melhor desempenho belga foi em 1986, no México, quando terminou em quarto lugar tendo Enzo Scifo como destaque. A Argentina foi a algoz nas semifinais, enquanto que a França venceu na disputa pelo terceiro lugar.

Cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica sobrou no Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa, que ainda contava com Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia. Foram 26 pontos graças a oito vitórias e dois empates. Apenas Alemanha e Holanda, que somaram 28 pontos, foram melhor. Tal desempenho gerou grande expectativa sobre o desempenho belga no Mundial, pois esses resultados foram conquistados por uma geração talentosa. Courtois, Kompany, Vermaelen, Vertonghen, Fellaini, Hazard e Lukaku, por exemplo, pertencem a grandes clubes europeus.

E para o primeiro compromisso em solo brasileiro, a Bélgica ainda não está definida. Wilmots, ex-jogador da seleção belga – esteve em campo na eliminação para o Brasil no Mundial de 2002 – faz mistério para divulgar os 11 titulares. A tendência é que a linha de quatro defensiva seja a mesma que atuou no amistoso diante da Tunísia, o último antes da viagem ao Brasil. Já no ataque, Mertens leva ligeira vantagem sobre Mirallas.

ARGÉLIA E SUA LEGIÃO FRANCESA NO BRASIL

A Copa no Brasil será a quarta da história argelina em Copas do Mundo. Na primeira, em 1982, a Argélia só não avançou de fase pelo saldo de gols. Venceu a poderosa Alemanha Ocidental, foi derrotada pela Áustria na sequência, venceu o Chile no último jogo, mas acabou ficando em terceira na chave. Teve os mesmos quatro pontos que Alemanha e Áustria, mas o saldo zerado impediu a classificação. Em 1986 e 2010, a Argélia também foi eliminada, mas sem destaque.

O adversário da Bélgica se chama Argélia, mas bem que poderia ser uma França "B". São 16 jogadores nascidos na França entre os 23 convocados para a Copa-2014. E entre esses atletas, estão jogadores como o zagueiro e capitão Bougherra, os apoiadores Feghouli e Taïder e o atacante Ghilas. Os três últimos atuam por Valencia, Inter de Milão e Porto, respectivamente.

A tendência é que a Argélia tenha a base do último amistoso antes do Mundial, quando venceu a Romênia, por 2 a 1, na Suíça. Soudani, autor de dez gols no último Campeonato Português pelo Sporting, é a referência ofensiva do time. Ele foi o artilheiro argelino nas Eliminatórias com cinco gols em sete partidas.

FICHA TÉCNICA
BÉLGICA X ARGÉLIA

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 17/6/2014 – 13h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (Fifa-MEX)
Auxiliares: Marvin Torrentera (Fifa-MEX) e Marcos Quintero (Fifa-MEX)

BÉLGICA: Courtois, Alderweireld, Kompany, Vermaelen e Vertonghen; Witsel, De Bruyne, Fellaini e Hazard; Mertens (ou Mirallas) e Lukaku – Técnico: Marc Wilmots.

ARGÉLIA: M'Bolhi, Ghoulam, Cadamuro, Boughera e Bentaleb; Mostefa, Feghouli, Taïder, Medjani, Djabou e Soudani – Técnico: Vahid Halilhodžić.