Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chance de nenhum brasileiro avançar as quartas na Libertadores é de 30%

Charles Oliveira (FOTO: Luis Fernando Coutinho)
Escrito por

Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG não vêm fazendo uma Copa Libertadores que dê segurança aos torcedores. As três equipes brasileiras restantes na competição, depois da eliminação de Atlético-PR, Botafogo e Flamengo ainda na fase de grupos, não conseguiram resultados positivos nas partidas de ida das oitavas de final. O último ano em que o Brasil não teve pelo menos um representante nas quartas de final da competição foi 1988, quando Guarani e Sport cairam antes da fase.

Derrotados nas partidas de ida, Grêmio e Atlético-MG possuem mais chances do que o Cruzeiro, que empatou em casa. O matemático Gilcione Costa colocou na ponta do lápis os resultados e calculou as probabilidades dos brasileiros para as partidas de volta. As estimativas foram feitas considerando apenas os resultados na Libertadores de 2014.

Nas contas do matemático, há 30% de chances de nenhum brasileiro avançar às quartas de final e 70% de probabilidade de pelo menos um representante seguir.

Segundo Gilcione, o Grêmio é o clube com mais chances. Tendo perdido para o San Lorenzo, na Argentina, por 1 a 0, a equipe gaúcha possui 42% de probabilidade de se classificar e 30% de vencer por 2 ou mais gols. O tricolor gaúcho venceu duas partidas em casa e empatou uma. Já os argentinos somaram duas derrotas e um empate.

O Atlético-MG vive uma situação semelhante a do Grêmio, porém um pouco mais complicada. Enfrentando um adversário mais qualificado que o San Lorenzo, os mineiros foram derrotados pelo Atlético Nacional, na Colômbia, também por 1 a 0. O Galo vive um momento conturbado com mudança de treinador e pressão da torcida. Tem 35% de chances de se classificar e 30% de vencer por mais de 2 gols.

A equipe mineira possui duas vitórias e um empate quando manda seus jogos no Independência, mas tem um ataque que vem fazendo poucos gols. Já os colombianos venceram duas e perdaram apenas uma fora de casa na competição.

O Cruzeiro tem situação mais delicada entre todos os brasileiros. A equipe não conseguiu vantagem jogando a primeira partida em casa, empatando em 1 a 1, e agora viaja ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño. De acordo com Gilcione, a probabilidade de a Raposa se classificar é de 30%, com apenas 18% de chances de vencer a partida. A equipe paraguaia possui 70% de chance de avançar à próxima fase.

As partidas de volta dos brasileiros acontecem na próxima quarta-feira (30). O Atlético-MG joga às 19h30 e Grêmio e Cruzeiro entram em campo às 22h.