Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do céu ao inferno! L!Net relembra carreira de Luxa, novo técnico do Fla

Luxemburgo em jogo Corinthians x Fluminense (Foto:Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Escrito por

Vanderlei Luxemburgo é um medalhão quando se olha pros grandes técnicos brasileiros, no entanto apesar de ter feito um belo trabalho com o Cruzeiro em 2003 nos últimos anos vem capengando a frente dos elencos que comanda, como no seu último trabalho onde deixou o Fluminense na zona de rebaixamento e assim terminou sua passagem no fundo do poço.

O primeiro trabalho como treinador foi com o Campo Grande-RJ em 1983, e seu primeiro título foi a frente do Rio Branco-ES também em 1983. Durantes todos os anos no mundo do futebol passou por diversas grandes equipes brasileiras, pela Seleção Brasileira em 99/2000 e até no futebol europeu comandando o Real Madrid em 2004/2005.



O grande trabalho dele como treinador ocorreu a frente do Cruzeiro em 2003, quando faturou a tríplice coroa, vencendo o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro com a maior pontuação já vista na história dos pontos corridos.Após esse grande trabalho no futebol mineiro, em 2004 terminou como Campeão Brasileiro com os Meninos da Vila, de Robinho, Diego e Renato. No ano seguinte chegou ao badalado Real Madrid e apesar de ter sido desclassificado da Liga dos Campeões logo 1 mês após assumir a equipe os números estavam ao seu lado, o treinador realizou 45 partidas oficiais pela equipe. Foram 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. Foi demitido após viver seu por momento, quando saiu derrota do para o Barcelona em pleno Santiago Bernabéu por 3 a 0 em uma partida irreprensível de Ronaldinho Gaúcho.

Voltou ao futebol brasileiro no ano seguinte pelo Santos em 2005 e a partir daí rodou por diversas equipes como Palmeiras, Santos novamente e Atlético Mineiro. No ano de 2010 chegou a sua terceira passagem pelo rubro-negro que estava mal no Brasileirão e coube a Vanderlei Luxemburgo o trabalho de afastar a equipe carioca da zona de rebaixamento e já planejar a temporada de 2011. O primeiro semestre de 2011 no Flamengo foi melhor que o planejado. Após conquistar as Taças Guanabara e Rio de forma invicta, tornou-se Campeão Carioca invicto. Conseguiu através do Campeonato Brasileiro a classificação para a Libertadores de 2012, visando a disputa da competição tentou moldar a equipe da sua maneira mas não teve respaldo da presidente da época, Patrícia Amorim, teve diversos atritos com o principal jogador da equipe, Ronaldinho Gaúcho e os salários atrasados da equipe minaram a permanência de Luxa.

L!TV:
> Torcedores criticam diretoria e alertam o Flamengo
> ‘Profexô’ na área! Ximenes fala de saída de Ney e elogia Luxa



Voltou a comandar o Fluminense no meio do Campeonato Brasileiro de 2013, tentando dar estabilidade para uma equipe que disputava para não chegar na zona de rebaixamento. Seu estilo de não blindar o grupo e o não apoio do presidente Peter Siemsen dificultaram o trabalho a frente da equipe tricolor, em certo momento entrou em atrito com parte do elenco e chegou até a promover um churrasco em sua cobertura para trazer os jogadores de volta para seu lado. Após a nona derrota seguida a frente da equipe não ressitiu a pressão política e foi mandando embora para alegria do grupo.