Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

NBB: Com cesta no último lance, Minas vence Franca fora de casa

Escrito por

Que jogo, que vitória! Nesta quinta-feira, Franca Basquete e Minas Tênis Clube fizeram um duelo parelho desde o primeiro minuto, e que foi decidido apenas no último segundo. Com bolas de 3 pontos do norte-americano Robby Collum quase no estouro do cronômetro, o time de Belo Horizonte mostrou toda sua força e venceu o confronto direto com os francanos em pleno Ginásio Pedrocão, por 69 a 66.

Collum, por sua vez, apresentou seu cartão de visitas ao torcedor francano de maneira um tanto quanto inusitada. Com 13 pontos e autor da decisiva bola da vitória, o jogador voltará ao Pedrocão no dia 07 de março defendendo o NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2015, onde também estarão seus companheiros de equipe Henrique Coelho e o técnico Demétrius, ambos do NBB Brasil.

Com aproximadamente cinco minutos para o fim do duelo, o clube de Belo Horizonte perdia por nove pontos, mas os visitantes não desistiram, emplacaram uma impressionante corrida de 18 a 2 em cinco minutos e não só viraram como abriram seis pontos de frente. Os francanos ainda conseguiram empatar o jogo a oito segundo do fim, mas Collum acertou o triplo decisivo a um segundo do fim e deu a emocionante vitória aos mineiros.

COLLUM DECIDE A PARTIDA

As duas equipes iniciaram a partida amarradas, fazendo um jogo extremamente disputado e equilibrado. O cenário do duelo permaneceu assim durante os sete primeiros minutos de jogo, até que o Minas deslanchou e abriu oito pontos de frente (18 a 10). Mas o Franca correu atrás nos momentos finais e encerrou o primeiro quarto perdendo por quatro pontos: 18 a 14.

Os comandados de Lula Ferreira entraram no segundo período com outra postura e determinado a mudar sua situação na partida. E conseguiu. Firme na defesa, o time da casa emplacou uma corrida de 12 a 2 nos primeiros cinco minutos da parcial e não só viraram o jogo como abriram seis pontos de frente (26 a 20), vantagem esta que, muito graças às quatro bolas de 3 pontos de Helinho, subiu para nove pontos ao final da primeira metade do duelo: 38 a 31.

O terceiro período seguiu parelho e altamente acirrado, mas os francanos continuaram com a vantagem nas mãos. Apesar das oscilações, que fizeram com que sua frente variasse entre nove e até dois pontos, o time da Capital do Basquete permaneceu firme na ponta do placar e caminhou para os dez minutos finais com 49 a 45 no marcador.

Mas a história do confronto mudou no último quarto. O Franca conseguiu administrar sua vantagem até a primeira metade da parcial, quando ainda vencia por 11 pontos (59 a 48). No entanto, a partir daí, o Minas iniciou uma incrível reação, fechou sua defesa e emplacou uma impressionante corrida de 18 a 2 nos quatro minutos seguintes, sequência esta que não só virou o jogo como abriu cinco pontos de frente, restando cerca de um minuto e meio para o fim do duelo.

Depois do baque, os francanos não jogaram a toalha e voltaram firmes para o duelo. Com bola de 2 pontos de André Coimbra com pouco mais de um minuto para o estourar do cronômetro, os donos da casa reduziram o prejuízo para três tentos e tornaram a ter esperanças no confronto (66 a 63). O minuto final foi longo, e nenhuma das equipes conseguia pontuar, até que, restando oito segundos para o fim, Léo Meindl acertou um arremesso de 3 pontos e empatou a partida, para delírio do público presente no Pedrocão (66 a 66).

No entanto, quando tudo parecia caminhar para a prorrogação, o Minas surpreendeu novamente e, na mesma moeda, com uma bola de 3 pontos, o ala/armador norte-americano Robby Collum acertou o tiro decisivo a um segundo do apagar das luzes e garantiu a emocionante vitória aos minastenistas em pleno Ginásio Pedrocão (69 a 66). O técnico Lula Ferreira ainda pediu um tempo e tentou ensaiar uma jogada para empatar o jogo novamente, mas Marcos Mata não conseguiu efetuar um bom arremesso e o triunfo ficou mesmo com os mineiros.