Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cesar Cielo faz estreia nacional pelo Minas Tênis Clube

Escrito por

Os últimos anos do nadador Cesar Cielo têm sido de trocas de clubes. Depois de defender o Pinheiros por sete temporadas, ele passou por Flamengo e Clube de Campo de Piracicaba. Nesta segunda-feira, o velocista começa a defender uma nova agremiação. O campeão olímpico e mundial faz sua estreia nacional pelo Minas Tênis Clube, no Troféu Maria Lenk, no parque aquático do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Cielo defendeu o Pinheiros entre 2003 e 2009. Em 2010, assinou com o Flamengo, clube que defendeu até o fim de 2012, quando a nova diretoria do Rubro-Negro cortou os gastos com sua equipe de natação.

Em 2013, ele optou por uma agremiação menor e acertou com o Clube de Campo de Piracicaba. Tanto no período no Flamengo quando no clube paulista, Cielo passava a maior parte do tempo treinando nos Estados Unidos.

Em março deste ano, o nadador optou por voltar a treinar no Brasil até os Jogos Olímpicos Rio-2016. Para isso, acertou com o Minas, atual campeão do Maria Lenk.

- Depois do Mundial em 2013, já estava pensando que precisava de um time grande, com essa super estrutura do Minas e aí foi só dar continuidade. Hoje, sei que posso nadar bem qualquer prova, me sinto confortável e precisava ver o pessoal na piscina - disse Cielo.

E é com o espírito de ajudar o clube a se manter no topo do pódio que o nadador de 27 anos selecionou seis provas. Nesta segunda, nada o 4x50m livre. Na quarta-feira será a vez dos 50m livre. Na sexta, ele compete nos 50m borboleta e no 4x100m livre. Por fim, no sábado, nada os 100m livre e o 4x100m medley.

Cielo já representou o Minas no Metropolitano, na piscina do clube, em Belo Horizonte (MG), em março. Mas essa será sua primeira grande competição pelo novo clube. E também sob o comando do técnico australiano Scott Volkers.

- Nada de expectativa individual muito grande. Eu conversei com o Scott e definimos que vamos nadar para fazer as melhores provas, ajudar o clube a manter o título e colocar o maior número possível de atletas na Seleção - afirmou o atleta.

Morando em Belo Horizonte desde 12 de março, Cielo só disputou duas competições em 2014. Em fevereiro, no GP de Orlando (EUA), foi prata nos 50m livre e ouro nos 100m livre. No Metropolitano, venceu os 100m livre, 50m borboleta e 50m livre. Nesta última, fez 21s74, então o melhor tempo do mundo no ano. Hoje, caiu para terceiro.

Maria Lenk vale vaga no Pan-Pacífico

A edição 2014 do Troféu Maria Lenk é a última das três seletivas para o Pan-Pacífico, que será realizado em agosto, em Gold Coast, na Austrália. Além disso, a competição é a penúltima eliminatória para os Jogos da Juventude, em agosto, em Nanquim (CHN).

Uma novidade na edição deste ano será a realização de uma prova extra, a meia maratona de 5 quilômetros, na raia da USP, no sábado, às 13h30 (de Brasília).

Nomes como Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Samuel de Bona e Allan do Carmo estarão presentes nas provas de fundo em piscina (800m e 1.500m livre) e também na meia maratona.

Por ainda ser um teste, a prova não valerá pontos para os clubes.

Competição volta para São Paulo após 14 anos

Após 14 anos, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação volta a ser disputado em São Paulo. Na ocasião, em 2000, o Vasco da Gama foi o campeão.

Em sua 54 edição, será a primeira vez que a competição será realizada em São Paulo sob o nome de Troféu Maria Lenk. Antes chamado de Troféu Brasil, teve seu nome alterado antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, por conta do falecimento da ex-nadadora Maria Lenk.

A edição deste ano contará com cerca de 350 nadadores, de 42 clubes. As maiores delegações são as do Esporte Clube Pinheiros (75 nadadores), Corinthians (57) e Minas Tênis Clube (42). Os principais nadadores do país estarão presentes. Além de Cielo, vão competir Thiago Pereira, Bruno Fratus, Felipe França, Felipe Lima, entre outros.

O campeonato será disputado a partir desta segunda-feira até sábado. As eliminatórias começam às 9h30 (de Brasília) e as finais serão às 17h.