Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Centro de recuperação do São Paulo, Reffis completa uma década na ativa

Escrito por

O São Paulo comemora nesta quarta-feira o aniversário de dez anos do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica, o Reffis. Desde 2003 recuperando atletas do clube e também jogadores que atuam fora do país, o centro de recuperação, inaugurado pelo presidente Marcelo Portugal Gouvêa, é um dos motivos de orgulho da diretoria são-paulina.

Atualmente, o Reffis está sob responsabilidade do fisioterapeuta Ricardo Sasaki e coordenado pelo médico do Tricolor, José Sanchez. Há dez anos, o responsável pelo centro era outro fisioterapeuta: Luiz Rosan, que ajudou a idealizar a estrutura do local e foi demitido neste ano pelo presidente Juvenal Juvêncio.

O Reffis já recebeu nomes como Kaká, Diego, Adriano, Ronaldo, Cafu, Ricardo Oliveira, entre outros. No caso do Imperador, o tratamento no Tricolor foi decisivo para que o centroavante fechasse com o São Paulo em 2008, assim como o atacante Luizão, que veio ao clube para tratar uma lesão e acabou assinando para a temporada 2005, quando conquistou o Paulistão e a Libertadores.

Recentemente, quem se tratou no São Paulo foi o zagueiro Roger Carvalho, já recuperado de um grave problema muscular na coxa direita. O defensor de 27 anos, que se destacou em 2011 no Figueirense e teve passagem apagada pelo Bologna (ITA) em 2012, assinou com o clube do Morumbi até o fim do Paulistão do ano que vem.