Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ceni faz último clássico no Morumbi contra rival ‘preferido’

Escrito por

Rogério Ceni escreve neste domingo mais um importante capítulo de sua gloriosa carreira. Um capítulo final, desde que mantenha a ideia de se aposentar. Contra o Palmeiras, às 19h30, o goleiro disputará seu último clássico no Morumbi. A despedida soa triste, já saudosa para os são-paulinos, mas o mix de rival e palco ideal animam.

Ceni disputará seu centésimo clássico no Morumbi. Mais venceu do que perdeu neste tipo de confronto, sobretudo contra o Palmeiras. Enfrentou seu rival “preferido” 31 vezes no estádio, venceu 16 e perdeu apenas cinco. No palco, marcou seis dos sete gols em sua principal vítima, ao lado do Cruzeiro.

Rogério nunca escondeu sua predileção pelos clássicos, sobretudo contra Corinthians e Palmeiras. Este ano, não pôde ser despedir do Majestoso, já que estava machucado no confronto do segundo turno, na Arena Corinthians. O Tricolor perdeu.

O Palmeiras, neste ponto, ocupa posição especial pela freguesia para Ceni. O maior rival para o goleiro é o Corinthians, mas foi contra o time de verde que ele desfrutou de mais momentos vitoriosos. Em duas Libertadores, 2005 e 2006, marcou gols muito importantes em fase decisivas.

Depois deste domingo, o goleiro ainda terá a oportunidade de disputar mais um clássico, contra o Santos, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Mas, no Morumbi, nunca mais sentirá o gostinho especial deste tipo de embate, da rivalidade nas arquibancadas.

O jogo  também pode significar o último respiro do São Paulo na esperança de conquistar o distante Campeonato Brasileiro. Com quatro pontos a menos e um jogo a mais do que o líder Cruzeiro, uma vitória hoje seguida de tropeço dos mineiros deixaria a diferença em apenas um ponto.

Vencer tornou-se uma obsessão na carreira de Rogério Ceni, competitivo por essência. Por isso, não lhe cai bem o dissabor de ter retrospecto negativo contra o Corinthians. Foram 43 jogos, com 11 vitórias, 16 empates e 16 derrotas, isso apenas em jogos no Morumbi.

O Morumbi é a casa do São Paulo, é a casa de Ceni. E o são-paulino espera uma despedida em alto estilo, como o goleiro se acostumou a fazer. Azar do Palmeiras.

NO PALMEIRAS, NO MORUMBI

1

Pelo Campeonato Paulista de 1999. Ceni marcou de pênalti no empate em 4 a 4. Marcos, um de seus rivais preferidos, era o goleiro do Palmeiras.

2

Pelo Torneio Rio-São Paulo de 2002, goleiro marcou seu primeiro gol de falta contra o rival. Jogo terminou empatado em 2 a 2. Marcos era o goleiro.

3

Pelo Paulistão de 2005, Ceni marcou de falta um dos gols na goleada por 3 a 0. Sérgio era o goleiro do Palmeiras. Tricolor sagrou-se campeão do torneio.

4

Já na Libertadores do mesmo ano, Ceni marcou de pênalti, na vitória por 2 a 0, que garantiu o Tricolor nas oitavas de final da Copa Libertadores. Marcos foi a vítima.

5

Em 2006, situação se repetiu. De pênalti, marcou na vitória de 2 a 1 pelas oitavas de final da Libertadores. São Paulo avançou. Sérgio era o goleiro.

6

O último tento de Ceni contra o Palmeiras no Morumbi foi anotado em abril de 2007, pelo Campeonato Paulista. O goleiro marcou de pênalti na vitória por 3 a 1. Diego Cavalieri, hoje no Fluminense, virou o terceiro goleiro do Palmeiras vítima do capitão.