Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF aciona STJ, tenta levar processo da Lusa para o Rio e suspender liminar

Nuevo Gasometro (Foto: Alejandro Pagni/ AFP)
Escrito por

Como era de se esperar, a CBF está tentando tirar de São Paulo o processo aberto pela Portuguesa para invalidar a decisão do STJD e ficar na Série A em 2014. A entidade acionou nesta terça-feira o Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, pedindo que a ação da Lusa seja julgada na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, como determinado pelo tribunal em outros casos, estes protagonizados por torcedores.

De tabela, a CBF pede que o STJ suspenda todas as liminares envolvendo o "Caso Lusa" e que a corte fixe, inclusive em processos futuros, a 2ª Vara do Rio como competente para julgar casos futuros.

A CBF alega que há abuso de direito por parte do clube e dos torcedores, que movem várias ações similares em diversos locais "de forma orquestrada".

Ao suscitar mais um conflito de competência, a CBF pede ainda que o ministro Sidnei Beneti seja o responsável por resolver a situação. Ele já está atuando na resolução de outros conflitos da briga judicial que ameaça o início do Brasileirão.

A entidade abriu na sexta-feira um processo contra a Portuguesa, pedindo uma liminar que garanta o cumprimento da decisão do STJD de tirar quatro pontos do clube por causa da escalação irregular do meia Héverton, na última rodada do Brasileiro, cuja edição-2014 está marcada para 19 de abril.