Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBDA dispensa atleta olímpico do Mundial de Natação no Qatar

Escrito por

No mês de setembro, às vésperas do embarque para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, em Mar Del Plata, na Argentina, o atleta Leonardo de Deus teve uma forte amigdalite e em seguida uma faringite e como consequência perdeu 15 dias de treinos e 2 kg de massa magra (musculatura). Sem condições de competir e seguindo orientações médicas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CDBA) decidiu poupar o nadador e priorizou sua recuperação, motivo pelo qual não embarcou para a importante competição.

As doenças que o acometeram acabaram debilitando muito sua condição física e contaminando seus treinamentos e, após uma avaliação criteriosa das condições e o momento que passa, a equipe técnica do atleta e a CBDA optaram pela recuperação total da saúde do atleta e, da mesma forma, decidiram dispensá-lo do Mundial de Doha, Qatar, em piscina curta (25m).

- Fico triste por não competir em duas importantes competições, pois, apesar de ser em piscina curta, o Mundial é uma competição extremamente importante, e 2014, apesar de ser um ano de transição, venho muito bem posicionado como TOP 10 no Ranking Mundial da FINA, tanto em piscina curta (25m) como na longa (50m). Agora é olhar pra frente, seguir bem e olhar para 2015, pois meus objetivos e planejamento é especificamente para piscina longa - explica o atleta.

Como ele mesmo disse, o atleta lamenta a ausência, no entanto segue confiante nos treinamentos. Ainda em dezembro nadará o Troféu Open de Natação no Rio de Janeiro.

- Começa uma temporada decisiva para a natação brasileira. Para o Pan-Americano se classificam os atletas com os dois melhores tempos que fizerem o índice, e vou buscar meu bicampeonato nos 200m borboleta. Preciso manter meu ritmo e nadar mais rápido, baixando minhas marcas para entrar bem classificado na competição, e para isso preciso começar já, agora, hoje, e em dezembro – afirmou o nadador.

Leonardo de Deus segue o treinamento focado no Open no Rio de Janeiro, em dezembro, considerando que os tempos valerão como seletivas no Pan-Americano de 2015, em Toronto, no Canadá, e o Mundial de Desportos Aquáticos em Kazan, na Rússia.