Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cazuo Matsumoto conquista a Copa Latina de Tênis de Mesa

Cazuo Matsumoto x Gaston Alto (Foto: Christian Martinez)
Escrito por

Na noite deste sábado, em Manaus (AM), o mesatenista brasileiro Cazuo Matsumoto (89º do ranking mundial), de 28 anos, tornou-se campeão da Copa Latina. Ele derrotou o promissor Eric Jouti (346º) na final, por 4 sets a 2 (11-5, 13-11, 11-8, 6-11, 8-11 e 12-10). Com o título, ele embolsou R$ 6 mil.

Mais cedo, Cazuo Matsumoto bateu o argentino Gaston Alto (280º), nas semifinais, por 4 sets a 2. Gaston havia sido campeão dos Jogos Sul-Americanos, por equipes, na semana passada. Na outra semi, Eric Jouti eliminou Victor Ishiy (259º), de 18 anos.

Campeão da Copa Latina, Cazuo tem como principal conquista em seu currículo a etapa da Espanha do Circuito Mundial de Tênis de Mesa de 2013. Na ocasião, ele se tornou o primeiro mesatenista latino-americano a obter uma conquista deste nível.

Na semana passada, Cazuo havia sido vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos do Chile. Perdeu a final para o conterrâneo Gustavo Tsuboi, que não competiu em Manaus (AM). Antes ele havia competido em etapas do Circuito Mundial no Kuwait e Catar, mas sempre obter grandes resultados.

- Na verdade não começei bem o ano. Estava precisando de ritmo, pois parei um mês e meio no fim do ano passado por causa de uma tendinite. O Victor (Ishiy) jogou muito bem hoje, está bastante confiante. É bom vencer aqui e ir melhor para o Campeonato Latino-Americano (começa em 1º de abril, na República Dominicana) - disse Cazuo.

Cazuo também foi o responsável por alcançar o melhor posicionamento registrado do Brasil no ranking mundial da ITTF (Federação Internacional). Ano passado, ele chegou ao 45º lugar. O ídolo Hugo Hoyama teve 51º como melhor posicionamento na carreira. 

A Copa Latina é um evento-exibição, que costuma ocorrer simultaneamente aos principais torneios do calendário nacional do tênis de mesa. O objetivo da Confederação Brasileiro é que o evento se torne um circuito futuramente.

*O repórter viaja a convite da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)