Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Catadores de resíduos do RJ fazem treinamento visando trabalho nos estádios da Copa-14

Rodrigo Pastana comemora liberação de Éverton Santos em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução)
Escrito por

Um grupo de 70 catadores do estado do Rio de Janeiro participaram nesta quinta-feira, em um hotel em Copacabana, de um programa de Treinamento de Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da Fifa. Promovido pela Coca-Cola Brasil, o evento se estenderá às 12 cidades-sede do torneio, com o intuito de organizar a limpeza de resíduos dos locais das 64 partidas.

De acordo com o vice-presidente da Coca-Cola no Brasil para a Copa do Mundo da Fifa, Michel Davidovich, o planejamento para a competição deixará um legado para os 840 catadores distribuídos nas cidades-sede:

- Mais de 800 catadores poderão trabalhar na Copa do Mundo, gerando uma oportunidade de renda e um engajamento destas pesoas que têm tão poucas oportunidades. Além disto, vamos tentar sedimentar a cultura da importância da reciclagem do país - disse, endossando que a coleta foi aprovada por 50% dos espectadores dos estádios da Copa das Confederações.

Durante o treinamento, algumas pessoas se emocionavam pela oportunidade de conhecer o Maracanã pela primeira vez - dentre eles, ex-moradores de rua e pessoas que trabalham como catadoras desde criança. No treinamento, os catadores se familiarizaram com o recolhimento de resíduos divididos entre baldes de lixo recicláveis e não-recicláveis, e procuraram se aperfeiçoar para eventuais enganos dos espectadores das partida ao descartar latinhas, sacos plásticos ou copos.

Em um momento de descontração, o grupo recebeu a visita do Fuleco - mascote da Copa do Mundo no Brasil - e tirou fotos com o boneco e com os representantes da Coca-Cola Brasil. Segundo Victor Bicca, diretor de comunicação da Coca-Cola Brasil, isto faz parte da perspectiva de trabalho dos profissionais envolvidos na coleta de resíduos:

- Estamos trabalhando as partes motivacional, comportamental e técnica para a rotina que eles vão executar dentro do estádios . Também vamos buscar corrigir o que deu certo no ano passado e melhorar, e desafios, como o parâmetro da Fifa para entradas e saídas de estádios, para aperfeiçoar nossa rotina.