Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caso Galo conquiste Copa do Brasil, selará melhor ano de Levir no país

Carson Palmer - Arizona Cardinals x St. Louis Rams (Foto: Christian Petersen/AFP)
Escrito por

Quando o Atlético-MG entrar em campo na próxima quarta-feira, diante do Cruzeiro, no Independência, Levir Culpi estará a 180 minutos de alcançar a melhor temporada de sua trajetória no futebol nacional. Caso vença a Copa do Brasil na decisão mineira, o treinador, que já levou o Galo ao título da Recopa Sul-Americana, conseguirá pela primeira vez conquistar dois títulos importantes em nível nacional e internacional em um mesmo ano no país.

Levir Culpi já esteve próximo deste feito em outras duas temporadas - curiosamente, ambas pelo Cruzeiro, maior rival do Atlético-MG e clube que pode interromper de novo seu sonho. 

Campeã da Copa do Brasil de 1996, a Raposa de Dida, Palhinha e Paulinho McLaren não resistiu ao Vélez Sarsifield na decisão da Supercopa Libertadores do mesmo ano. Foram derrotas por 1 a 0 no Mineirão, e 2 a 0 no Estádio José Amalfitani.

O ano de 1998 foi mais cruel ainda para Levir Culpi. Campeão da Recopa Sul-Americana, com duas vitórias sobre o River Plate, o Cruzeiro perdeu três chances de encerrar a temporada com dois títulos de relevância nacional ou internacional. Na Copa do Brasil e na Mercosul, o Palmeiras foi o principal algoz da Raposa de Müller e Fábio Júnior. No fim do ano, foi a vez do Corinthians derrubar o sonho do Brasileirão.

Nos dois anos, a equipe celeste tinha conseguido ao menos a superioridade regional sobre o maior rival, Atlético-MG. No Estadual de 2014, Levir Culpi ainda não estava à frente do Galo - a equipe de Ronaldinho & Cia., que esbarrou no Cruzeiro, estava sob o comando de Paulo Autuori.