Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Capitão’ David Luiz lidera Seleção com carisma e também broncas

Montagem - Capas
Escrito por


A Seleção vai jogar sem capitão e ídolo nesta terça, certo? Errado. Sem Thiago Silva e Neymar, David Luiz irá acumular as duas “funções” contra a Alemanha. Considerado dentro da concentração como o “vice-capitão”, o zagueiro tem feito muito mais do que isso desde que o grupo se reuniu, em 26 de maio. Ganhou popularidade com a torcida e virou uma das principais lideranças da equipe.

Quem vê à distância acha que David é apenas o brincalhão, querido pelas crianças, sempre sorridente. Os amigos contam que muitas vezes ele dá duras inesperadas, visando corrigir alguma rota. A braçadeira que ele irá herdar de Thiago Silva não faz tanta diferença.

– Estou realizando um sonho de menino, de representar a nação. Não importa a faixa, todos têm voz ativa na equipe. Seja eu, seja o Thiago, não muda muita coisa.

Foi o zagueiro quem tomou a iniciativa de consolar e dar força a Willian e Hulk quando os dois perderam pênaltis contra o Chile. Capitão pela última vez no amistoso preparatório contra o Panamá, ele já usou a braçadeira outras vezes com Felipão e Mano Menezes.

David tem trabalhado na tentativa de levantar o ânimo do time desde que a fratura de Neymar foi confirmada. Os dois gols marcados contra Chile e Colômbia só aumentaram a popularidade de David Luiz, que esteve em campo em todos os minutos jogados do Brasil. Hoje, trabalha também para não perder entrosamento na defesa: com Thiago Silva ele não perde há 26 partidas. A última derrota de David pela Seleção foi justamente ao lado de Dante, por 2 a 1, para a Inglaterra, na reestreia de Felipão.

– Treinamos todo dia, todo mundo se conhece. Quando estou com o Thiago, Dante e Henrique, fazemos questão de conversar sobre coisas de jogo – comentou o zagueiro.

Seriedade no campo. Já na concentração sobrou até para Luiz Felipe Scolari.

- Antes do jantar, dei uma série de risada porque eu estava meio escondidinho e vi o quanto David Luiz imitava o meu jeito de olhar, falar e sinalizar... - disse o técnico.

OS ADVERSÁRIOS DE DAVID E DA SELEÇÃO

Croácia
Recuperou seis bolas e fez um desarme. Zagueiro percorreu 8.962 metros em campo. Ele deu dois chutes a gol.

México
Zagueiro fez dois desarmes e recuperou cinco bolas. Percorreu 8.257 metros no empate sem gols da Seleção Brasileira em Fortaleza. David deu um chute a gol.

Camarões
Foi o jogo com maior número de desarmes dele: cinco. David recuperou outras cinco bolas e percorreu 8.560 metros na vitória por 4 a 1 do Brasil.

Chile
Fez o gol no empate em 1 a 1, e converteu o primeiro penal. Fez quatro desarmes. Correu 10.979 metros no Mineirão.

Colômbia
David fez gol de falta, um desarme e recuperou quatro bolas: correu 8.105m.