Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Candidatos à Chuteira de Ouro dão aperitivo para a Copa do Mundo

Mandzukic, Jackson e Tevez (Fotos: AFP)
Escrito por

Já na contagem regressiva para a Copa do Mundo, os principais campeonatos europeus chegam à reta final com uma briga à margem dos troféus: o duelo que decidirá o maior artilheiro do Velho Continente. A análise dos grandes goleadores da Europa é válido como uma prévia do que as seleções trarão para o Brasil em junho.

O recipiente da Chuteira de Ouro, que atualmente pertence a Lionel Messi, ex-melhor jogador do mundo, é decidido de maneira bastante peculiar. Gols nas ligas mais poderosas valem mais. Por exemplo, um gol na Premier League é mais valioso na busca pela honraria que um marcado na liga francesa. As cinco primeiras ligas (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e Portugal) têm peso 2 na hora de marcar pontos para o ranking da Chuteira de Ouro. Do sexto país ao 21º o peso é 1,5.

Isso prejudica a luta de Ibrahimovic (fora da Copa com a Suécia), por exemplo, que entre as seis principais ligas, é o grande goleador com 26 gols. Atrás dele, vêm Suárez (goleador da liga inglesa) e Ronaldo (artilheiro do Campeonato Espanhol) com 24 gols cada. Contando pelo prêmio, porém, o uruguaio e o português (48 pontos cada) estão à frente do sueco (com "apenas" 39 pontos).


Se no primeiro pelotão de artilheiros estão nomes como Suárez, Ronaldo e Ibrahimovic, outros nomes que vêm a Copa também brilham em suas ligas. Um bom exemplo disso é o croata Mandzukic. Jogador do Bayern de Munique, ele é o artilheiro da Bundesliga com 16 gols e pode brilhar no Mundial - menos contra o Brasil, já que ele está suspenso e não joga a estreia da Copa. Jackson Martínez, astro do Porto, é o protagonista da Colômbia, caso Falcao fique fora mesmo do torneio e justifica esse peso sendo o principal goleador do Campeonato Português.

Outro nome que integra a lista de artilheiros nacionais é o de Tevez. Com 15 gols pela Juventus, o argentino é o grande goleador do Campeonato Italiano. Nem isso, porém, convence o treinador Alejandro Sabella a trazê-lo de volta para a Albiceleste. Melhor para os adversários da Argentina!