Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeões têm fase turbulenta na temporada 2014 da Fórmula 1

Leo Moura - Treino do Flamengo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Escrito por

A temporada 2014 da Fórmula 1, certamente não ficará gravada na memória de quatro dos cinco campeões da categoria atualmente no grid: o espanhol Fernando Alonso, o finlandês Kimi Raikkonen, o inglês Jenson Button e o alemão Sebastian Vettel. Juntos, eles somam incríveis oito títulos Mundiais, mas nesse ano, não conquistaram uma vitória sequer.

Esse fato certamente deve assombrar a mente das quatro figuras, visto que desde 2003, ao menos um deles vence na temporada.

As Ferraris de Alonso e Raikkonen, em 2014, alcançaram como melhor posição um segundo lugar do espanhol, na Hungria. O finlandês tem apenas uma quarta colocação, na Bélgica. Vida dura.

– Ficamos frustrados de estar nessa posição novamente. Mas do lado pessoal, foi minha melhor temporada. É estranho dizer, porque os resultados são fracos e só com dois pódios no ano, mas tive muito mais desafios nesse ano. Trabalhei no meu melhor esse ano – comentou Alonso, durante o GP do Brasil, em Interlagos.

Já na McLaren, Button começou o ano bem, com um terceiro lugar na Austrália, mas seu carro não manteve o ritmo e decaiu a cada corrida.

– A temporada mostra tudo. Mas não creio que tenho algo a provar. Sou campeão do mundo e estou aqui há 15 anos. Tudo que posso fazer é correr. Eu adoro isso – falou Button.

Vettel vive um ano de mudanças. Nas últimas temporadas, o alemão dominou a Fórmula 1, com quatro títulos seguidos. Dessa vez, viu seu domínio cair e, de quebra, ficou sem nenhuma vitória pela primeira vez desde seu ano de estreia, em 2007.

Porém, a falta de boas atuações não acomodou os campeões. Alonso deve deixar a Ferrari no próximo ano, assim como Vettel vai sair da Red Bull. Raikkonen quer uma posição de maior destaque na escuderia italiana. Já Button, por sua vez, é o único com sequência incerta na F-1.

– Obviamente, quero ter bons resultados. Mas não estou preocupado se continuarei aqui ou não. Quero entrar no próximo ano e fazer as coisas darem certo. Quero voltar a lutar por vitórias – comentou Raikkonen.

A Fórmula 1, neste ano, viu apenas três vencedores e um domínio da Mercedes. Porém, tudo indica que a próxima temporada trará quatro campeões com fome de vitórias.

Entenda o momento de baixa dos campeões em números:

Sebastian Vettel
Atual campeão da Fórmula 1, conquistou os títulos de 2010, 2011, 2012 e 2013 com a Red Bull. Mas, pela primeira vez desde sua estreia (2007), pode passar um ano “em branco”.

......................

Jenson Button
Ficou com o título da temporada 2009, com a Brawn, e estreou na F-1 em 2000. Sua primeira vitória veio em 2006, com mais três anos em baixa: 2007, 2008 e 2013.

......................

Kimi Raikkonen
O campeão de 2007 pela Ferari começou sua carreira em 2001, vencendo pela primeira vez em 2003. Desde então, ficou sem ganhar nenhuma corrida apenas na temporada 2006. O finlandês deixou a F-1 por dois anos (2010 e 2011), mas voltou com triunfos em 2012 e 2013.

......................

Fernando Alonso
O espanhol estreou na Fórmula 1 em 2001, e encontrou sucesso na Renault, quando venceu sua primeira corrida em 2003. Após não triunfar no ano seguinte, foi bicampeão, em 2005 e 2006. Desde então, passou apenas um ano sem conquistar nenhuma vitória, na temporada de 2009.