Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeões e especialistas duelam em Majestoso ‘cascudo’ pela Libertadores

Escrito por

Ainda na Colômbia, minutos depois de eliminar o Once Caldas (COL), o técnico corintiano Tite deu a letra sobre a sua expectativa para o primeiro confronto da fase de grupos da edição de 2015 do maior torneio continental: o clássico desta quarta-feira contra o arquirrival São Paulo, em Itaquera.

– Vou tentar resumir: são dois campeões mundiais. Isso é muito.

E é muito mesmo! Pelo menos metade do elenco de cada clube tem experiência em Libertadores, fora a galeria de campeões que tentará chegar longe na 56ª edição do torneio. O Corinthians tem no seu elenco atual, comandado por Tite (campeão em 2012), cinco medalhistas de ouro: Cássio, Fábio Santos, Ralf e Danilo, entre os titulares, além de Edu Dracena, que venceu em 2011, no Santos, mas hoje é reserva.

Do outro lado do confronto, o São Paulo tem dois campeões dirigidos por Muricy Ramalho (vencedor da edição de 2011): o ídolo Rogério Ceni, que levantou a taça pelo próprio clube, em 2005, e o meia Paulo Henrique Ganso, campeão ao lado de Edu Dracena vestindo a camisa do Santos.

Apesar do maior número de campeões da Libertadores, o Corinthians tem menos jogadores que já disputaram a competição: 15, contra 17 do São Paulo. Em relação às conquistas individuais, somando os títulos de cada um, a diferença volta a pesar: o Corinthians tem 99 “taças” contra 67 do São Paulo: Danilo ganhou 21 campeonatos, Sheik, 20, e por aí vai. Já no Tricolor, Rogério Ceni tem 22 títulos, e seu perseguidor mais direto é Luis Fabiano, campeão metade das vezes. Entre os outros nomes, ninguém passa das sete conquistas de Ganso. A média de idade do time do São Paulo, contudo, é mais baixa, apesar da presença de Ceni: 28 anos contra 29 do rival.

Histórico à parte, os dois rivais começam a escrever uma nova história amanhã. Tem mais título vindo aí?

CORINTHIANS USA MAIS A BASE E TEM MAIS ESTREANTES EM LIBERTADORES:

Se por um lado Corinthians e São Paulo esbanjam experiência, títulos e histórico na Libertadores, de outro também é alto o número de jovens jogadores inscritos na edição de 2015 do torneio. Nesse cenário, o Corinthians chama atenção: são oito jovens revelados na base e 15 estreantes. Destes 15 nomes, três já haviam sido inscritos em 2013, última edição com participação da equipe: o goleiro Matheus Caldeira e os zagueiros Felipe (hoje titular da equipe de Tite) e Yago. Só Felipe, no entanto, chegou a atuar, por 16 minutos no empate em 1 a 1 com o San José, em Oruro. Hoje, é ele o parceiro de Gil na defesa corintiana.

Já o São Paulo inscreveu sete jogadores revelados na base para esta primeira fase, incluindo Rodrigo Caio, que voltou a treinar com o grupo semana passada após seis meses fora por lesão. Ao todo, são 12 jogadores que poderão fazer suas estreias na Libertadores, inclusive alguns que nem são mais tão novos, como o meia Michel Bastos, de 31 anos. Ele já jogou até Copa do Mundo, mas, ao lado de Reinaldo, é um dos únicos titulares de amanhã que nunca estiveram em duelo válido pela Libertadores.