Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão em torneio similar no Verdão, Toninho Cecílio valoriza amistoso

Treino do Fluminense (Foto: Nelson Perez/ Fluminense FC)
Escrito por

A primeira edição da Copa EuroAmericana foi em 2013, mas na década de 90 o Palmeiras jogou um torneio similar: a Copa Euro-América. Assim como o torneio pelo qual entrará em campo nesta quarta-feira, às 21h50, contra a Fiorentina (ITA), aquela competição consistia na disputa entre equipes europeias e sul-americanas.

Se o formato da atual Copa não premia um clube, mas sim o continente vencedor, a outra disputa rendeu dois títulos ao Verdão, em 1991 e 1996. Campeão na primeira, o hoje técnico Toninho Cecílio valorizou o intercâmbio entre clubes.

- Uma das principais características deste torneio é o intercâmbio de informações. Os times na Europa sempre jogam estes torneios preparatórios, e a Fiorentina agora vem aqui encerrar a pré-temporada, como fizeram os times alemães conosco, em 1991. Naquela vez atuamos contra campeões mundiais com a Alemanha, em 1990. Foi uma experiência boa para nós - citou, em entrevista ao LANCE!Net.

O Alviverde, no início da década de 90 comandado pelo ídolo Dudu, carregava o peso de tentar encerrar um jejum de 15 anos sem títulos - a fila só acabou dois anos depois, em 93. Para Toninho, a conquista em cima dos alemães Hamburgo e Stuttgart ajudou a amenizar a pressão sobre aquele elenco. Atualmente, porém, a relação não é a mesma.

- Era um torneio curto, e fizemos bons jogos. Tínhamos naquela época um problema pela falta de títulos, vivíamos um fase difícil, e caiu bem aquela conquista. Teve seu valor. Hoje não é a mesma coisa. O Palmeiras ganhou a Copa do Brasil, Paulista recentemente, e é um momento bem diferente. O Palmeiras passa por uma fase delicada no Brasileiro, precisando se acertar, e este torneio é importante para ajudar nisto também. Naquela época os títulos estavam mais distantes - ponderou.

Hoje treinador e à espera de um clube (seu último trabalho foi no Paulistão, pelo Comercial), Toninho Cecílio assistirá ao jogo desta noite, que pode fazer a América do Sul descontar a vantagem da Europa na Copa: 4 a 2. Contando a partida entre Verdão e Fiorentina, ainda restam mais três confrontos no torneio amistoso.

VEJA AS ESCALAÇÕES DO TIME QUE VENCEU EM 1991 A COPA EURO-AMÉRICA

PALMEIRAS 2 X 0 HAMBURGO (ALE) - Canindé, 27/1/1991
Velloso (Ivan); Odair, Toninho, Aguirregaray e Dida (Albéris); Galeano, Betinho (Marques), Erasmo e Ranielli; Jorginho e Marcelo (Rubem).
Técnico: Dudu
Gols: Dida, aos 25' do 1º T e Marques, aos 29' do 2º T

PALMEIRAS 2 x 0 STUTTGART (ALE) - Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas (MG), 31/1
Ivan; Odair, Toninho, Aguirregaray e Albéris; Galeano, Betinho, Erasmo (Marques) e Ranielli; Jorginho (Fred) e Marcelo.
Técnico: Dudu
Gols: Betinho, aos 14' e aos 42' do 2º T