Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão mundial de boxe deixa título vago e se dedica à política na Ucrânia

Enderson Moreira - Goiás (Foto: Carlos Costa/ LANCE!Press)
Escrito por

Vitali Klitschko, campeão mundial de boxe na categoria peso-pesado, pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC, na sigla em inglês), optou por deixar o esporte de lado para se dedicar exclusivamente à política. Eleito parlamentar na Ucrânia, o boxeador de 42 anos é um dos principais nomes de oposição ao presidente do país, Viktor Yanukovych (eleito em 2010), e já expressou o desejo de se candidatar a presidente em 2015.

O Conselho Mundial de Boxe apoiou Klitschko na decisão e o elegeu como campeão mundial emérito na categoria, o que permite que o ucraniano volte a defender o cinturão, desafiando quem quer que seja o sucessor, caso opte por retornar aos ringues.

- Quero agradecer à WBC e ao seu presidente, Jose Sulaiman, pelo apoio em nossa luta pela liberdade e democracia na Ucrânia. É uma honra ter o título mundial da WBC e eu sempro o fiz com orgulho. A oferta da WBC (título emérito) me dá, teoricamente, a oportunidade de retornar para defender o título, o que eu não penso em fazer atualmente - falou o ucraniano.

Klitschko não encerrou a carreira definitivamente, mas deixou claro que não pretende voltar a lutar. Com a decisão, o título mundial da categoria está vago e o Conselho Mundial ainda não definiu como será dcidido o novo dono do cinturão.

Em sua carreira no boxe, Klitschko lutou 47 vezes. Os números surpreendem: 45 vitórias, sendo 40 nocautes, e duas derrotas apenas.

Ele obteve o título mundial no peso-pesado pela primeira vez em 2004. Após uma pausa de quatro anos na carreira em virtude de uma lesão, ele retornou em 2008 e recuperou o cinturão ao derrotar o então detentor Samuel Peter.

Seu irmão, Wladimir Klitschko, segue lutando aos 37 anos. Ele é campeão mundial na categoria peso-pesado por quatro entidades diferentes, com 64 vitórias e três derrotas na carreira.