Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão com a França em 2011, francês busca título com o Qatar no Mundial de handebol

Escrito por

O sonho de qualquer esportista é conquistar um título importante por seu país, principalmente uma medalha olímpica ou um mundial. Mas o que fazer após atingir tal objetivo e perder espaço na seleção nacional? Bom, o francês Bertrand Roiné decidiu mudar de nacionalidade. E neste domingo, às 14h15 (de Brasília), entra em quadra pelo Qatar contra sua nação natal, a França, na luta pelo título do Campeonato Mundial masculino de handebol, na Arena Lusail, no Qatar, o segundo de sua carreira. O campeão ainda garante uma vaga na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Aos 33 anos, o armador é o único jogador entre os donos da casa a ter uma conquista do mundo. Em 2011, quando ainda defendia a camisa francesa, ele faturou o Mundial na Croácia. Agora, quatro anos depois, luta pelo bicampeonato justamente contra alguns ex-companheiros.

Roiné é um dos nove nacionalizados do Qatar para o Mundial deste ano. E ao lado dos qataris já entrou para a história mesmo antes da decisão. Isso porque, pela primeira vez, uma equipe não-europeia garante um lugar no pódio na competição. E se a festa já foi grande na Arena Lusail nas fases anteriores, imagine como será se os donos da casa faturarem o título inédito.

Mas o francês naturalizado qatari preferia ter outro adversário.

- Preferia enfrentar a Espanha na final, uma vez que pegar a França na decisão é uma missão quase que impossível. Mesmo assim estamos jogando muito bem e precisamos acreditar que podemos conquistas o título - afirmou Roine ao LANCE!Net.

Além da força do adversário, pesa também a ligação com o país natal. Em entrevista à mídia francesa chegou a dizer que não se sente um qatari de coração e que gostaria de ver a França campeão caso seu atual time não chegasse tão longe.

Roiné defendeu a seleção francesa pela primeira vez em 2005. Campeão mundial em 2011, não participou dos títulos olímpicos de 2008 e 2012. Sem espaço, aceitou se nacionalizar qatari a partir de 2013 após pedido do técnico Valero Rivera. Desde 2012, até defende o Lakhwiya Doha.

Se o Qatar quer entrar ainda mais na história com seu primeiro título mundial, Roiné quer ficar marcado por conquistas com duas seleções diferentes. Nem que seja justamente contra seu país natal.

- É histórico para o time, o Qatar e para mim pessoalmente. É incrível poder disputar a final do Mundial. Merecemos estar na decisão - declarou o atleta.

QUEM É:

NOME: Bertrand Roiné
NASCIMENTO: 17 de fevereiro de 1981, em Sainte-Gemmes-d'Andigné (FRA)
PESO E ALTURA: 99kg e 1,98m
PELA FRANÇA: Campeão mundial em 2011
PELO QATAR: Naturalizado em 2013, está na decisão do Mundial de 2015. Decidiu defender a seleção após convite do técnico Valero Rivera
CLUBE ATUAL: Após passar toda a carreira em equipes da França, defende agora o Lakhwiya Doha

*Os repórteres viajam a convite da organização do Mundial