Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Briga entre Nike e Adidas expõe avanço da Internet em relação aos investimentos em TV

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

A briga entre as gigantes do segmento esportivo Nike e Adidas se acirra durante grandes eventos esportivos e é uma mostra de como a Internet vem ganhando espaço em relação à TV no mercado. Ambas as companhias privilegiaram as ações online em suas campanhas voltadas para a Copa deste ano em detrimento dos investimentos em TV.

Segundo matéria publicada pela Bloomberg, as companhias irão investir US$ 68,5 bilhões em TV este ano, sendo que a verba para a Internet já chega a US$ 56 bilhões, de acordo com os dados da empresa de pesquisa eMarketer. Para se ter uma ideia do rápido avanço das ações online, há quatro anos, na Copa da África do Sul, a publicidade em TV correspondeu a mais que o dobro da online. E o mesmo levantamento aponta que os anunciantes investirão 17% a mais em ações na Internet do que em TV já no Mundial da Rússia, em 2018.

Assinado por Aaron Ricadela, o texto cita as ações das fabricantes de material esportivo para demonstrar esse movimento do mercado. A Nike, por exemplo, lançou recentemente um anúncio com Cristiano Ronaldo nas redes sociais YouTube e Facebook tendo alcançado 78 milhões de visualizações em quatro dias. E só depois disso é que o filme para a TV.

- Tenho certeza que o que lancei hoje estará no mundo inteiro num segundo - disse Trevor Edwards, presidente de marca da Nike, durante o lançamento da ação com Cristiano Ronaldo, em evento realizado em Madrid.

Já a Adidas gastará mais em promoções pela Internet do que na TV a partir da Copa deste ano, sendo que metade de seu investimento será destinado para ações online. Já na Copa de 2010, essa verba correspondeu a apenas 20% do orçamento de mídia. Segundo Herbert hainer, principal executivo da Adidas, a companhia preparou sua maior campanha de todos os tempos para a Copa deste ano e que ela 'será grandemente sustentada pela mídia social'.

A atenção que as fabricantes de material esportivo estão dando para a Internet é a estrutura montada por elas para este Mundial. A adidas instalou equipes de mídia em cinco cidades pelo mundo, entre as quais Xangai e Moscou, que terão redatores, diretores de filmes publicitários e fotógrafos de propaganda preparados para postar conteúdos em suas redes sociais. Já a rival Nike mobilizou 250 pessoas nos Estados Unidos, China, Brasil e outros países para postar informações, fotos e filmes na Internet durante o evento.

Veja abaixo o filme da Nike com Cristiano Ronaldo.