Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiros marcam, Bayern vence o Raja e conquista o Mundial pela 3ª vez

Gol do Dante - Bayern Munich x Raja Casablanca (Foto: Gerard Julien/ AFP)
Escrito por


Uma das cenas mais vistas em 2013 no futebol mundial se repetiu neste sábado em Marrakesh, no Marrocos: Bayern de Munique campeão. O clube bávaro venceu neste sábado o Raja Casablanca na final do Mundial de Clubes por 2 a 0, e levou o seu quinto troféu apenas neste ano. Já tinha conquistado a Liga dos Campeões, a Supercopa da Europa, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha.

Para a conquista que fecha o ano perfeito, que foi dividido entre os técnicos Jupp Heynckes e Pep Guardiola, dois brasileiros em campo foram fundamentais. Dante e Thiago Alcântara (naturalizado espanhol) marcaram no primeiro tempo e deram toda a tranquilidade para o time ser campeão. O único título não conquistado pelo Bayern de Munique em 2013 foi a Supercopa da Alemanha, no início da caminhada do técnico catalão, quando perdeu para o Borussia Dortmund na final.

O Bayern de Munique já tinha dois Mundiais de Clubes, em 1976, quando o torneio ainda era a Taça Intercontinental, e em 2011.

BAYERN DEFINE O JOGO

Se contra o Atlético-MG, na semifinal, os lances do Raja Casablanca entraram e o time conseguiu a vitória, contra o Bayern de Munique, isso não aconteceu. Os alemães conseguiram impor sua ampla superioridade, e dominaram desde o primeiro minuto. Mas para os marroquinos, valeu pela bonita festa.

Até o primeiro gol do Bayern de Munique, aos sete minutos, o time já tinha atacado cinco vezes. Pep Guardiola optou por colocar Shaqiri como titular, e Müller como falso 9. Ambos funcionaram bem, com muita movimentação e inversões em suas posições. Mas o gol acabou vindo em bola parada, e com os zagueiros resolvendo. Jogada ensaiada em cobrança de escanteio feita pelo suíço na entrada da área, Boateng cabeceou para Dante, que encheu o pé.

O Bayern continuou no ataque, criou as principais jogadas de ataque, mas foi exatamente quando o Raja conseguiu finalizar, duas vezes com Iajour, para os bávaros ampliarem. Alaba, destaque do jogo, fez boa jogada pela esquerda, deixou o marcador na saudade já dentro da área, e rolou para Thiago Alcântara, que chutou com estilo, sem chances para o goleiro.

Até o fim do primeiro tempo, o Bayern de Munique teve chances com Dante e Shaqiri, mas o lance de mais emoção foi do Raja. Neuer saiu errado, e quase que Chtibi marcou com o gol vazio.

BAYERN TIRA O PÉ DO ACELERADOR E GARANTE TÍTULO

Na volta do intervalo, o Bayern de Munique veio claramente se poupando, mas com o controle absoluto do jogo. Até que o Raja tentou atacar com mais vontade, e quase diminuiu em cabeçada de Iajour.

Daí para o fim, pouco aconteceu, os bávaros já sabiam que não passariam por muitos riscos, e o Raja também estava ciente de que não conseguiria empatar contra o gigante alemão. Ao menos colocou uma bola na trave já nos minutos finais. Foi só mesmo levar a partida até o fim e comemorar o encerramento de um ano histórico.

FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE (ALE) 2 X 0 RAJA CASABLANCA (MAR)

Local: Stade de Marrakesh, em Marrakesh (MAR)
Data-hora: 21/12/2013, às 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares: Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Cartões amarelos: Oulhaj e Soulaimani (RAJ)
Cartões vermelhos: -

Gols: Dante, 6'/1ºT (1 a 0) e Thiago Alcântara, 21'/1ºT (2 a 0)

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer, Rafinha, Boateng, Dante e Alaba; Lahm, Thiago Alcântara, Kroos (Javi Martínez, 14'/2ºT), Ribéry e Shaqiri (Götze, 34'/2ºT); Müller (Mandzukic, 29'/2ºT). Técnico: Pep Guardiola

RAJA CASABLANCA: Askri, Hachimi, Benlamalen, Oulhaj e Karrouchy; Erraki, Guehi, Chtibi (Mabide, 4'/2ºT), Moutouali e Hafidi (Kachani, 42'/2ºT); Iajour (Soulaimani, 32'/2ºT). Técnico: Nabil Maaloul