Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiro naturalizado belga consegue rescisão na Ucrânia

Piadinhas - Horizonte x Fluminense (Foto: Reprodução)
Escrito por

Natural de São Luís, Richard Danilo se naturalizou belga aos 17 anos. Desde então, passou a ser convocado para as seleções de base do país, atuando com as sensações Hazard e Witsel, garantidos na Copa deste ano. No início de 2014, o meia conseguiu a rescisão com o Metalurh Donetsk (UCR), e, agora, está na mira do Metalist.

A quebra de contrato com o clube ucraniano se deu por motivos sem ligações com a crise política no país, coincidindo só com o período das manifestações contra o então presidente Viktor Yanukovich, deposto no fim de fevereiro.

– Eles me deviam alguns meses de salários atrasados, e prêmios de jogos que não pagaram. Eles queriam renovar até 2017. Disseram que se eu não renovasse, não me dariam o meu dinheiro. Ganhei na Fifa a causa. Só posso começar em outro clube no dia 1 de junho – contou ao LANCE!Net Richard Danilo.

Filho de Wamberto, jogador que começou a carreira no Sampaio Corrêa, o meia foi para a Bélgica aos cinco anos de idade, quando o pai se transferiu para o país. Antes de atuar no país, teve uma passagem pelo Ajax (HOL).

A sondagem do Metalist, por sua vez, não deixou Richard Danilo entusiasmado. Os novos desdobramentos da crise política, apesar de Kharkiv não ter sido um palco das convulsões sociais, podem impedir a continuidade da carreira do jogador no Leste Europeu.

– O Metalist me procurou para voltar e continuar treinando. Depois receberia uma proposta de contrato. Não queria muito voltar, por toda a situação. Falei com o Jajá, que foi para o Coritiba (deixou o Metalist). Está complicado – disse.

Ucranianos não aceitam a rescisão

Apesar do respaldo da Fifa documentado e que permite Richard Danilo acertar com outro clube a partir de junho, o Metalurh Donetsk não aceitou a rescisão e já criou empecilhos para o acerto do meia com outras equipes.

– Em dezembro, iria para o Olympiacos (GRE). O meu clube jogou a multa lá em cima, pedindo cinco milhões de euros (R$ 16 milhões), mas eu não tinha cláusula de rescisão. E também não valia a pena pagarem esse valor, porque dez meses depois eu ficaria livre. Recebi também uma proposta do Anzhi (RUS), mas também não quiseram pagar – explicou o meia.

Sem definir se irá escutar uma proposta do Metalist, o jogador espera a autorização para poder assinar com outro clube e alimenta a esperança de ter uma oportunidade para jogar no Brasil.

– Na época em que o Palmeiras tinha uma parceria com o Ajax, em 2010, quase fui jogar no clube. Meu sonho é jogar no país – comentou Richard Danilo.

CONFIRA ALGUNS TRECHOS DA CARTA DO METALURH EM RELAÇÃO AO CASO DE RICHARD DANILO

"Apesar do atual contrato de Richard Daniel de FC Metallurg ( Donetsk) , que expira em 31 de Dezembro de 2014, hoje é 1º de março de 2014 e ele não participou do treinamento da equipe. Uma situação semelhante repetiu-se e em 13 de março deste ano"

"O futebol não pode ficar de fora dos problemas nacionais . A partir dos relatos da mídia , sabemos que outros clubes de futebol do país passam pelo mesmo tipo de problema. Um pequeno atraso no pagamento dos salários é devido à instabilidade dos bancos na Ucrânia"

"Nós gostaríamos de dizer que o problema surgiu apenas com Richard Daniel, cujo agente é Dmitry Carl. Nosso clube gostaria de resolver todas as questões exclusivamente na área jurídica"

QUEM É

Nome: Richard Danilo Maciel Sousa Campos

Nascimento: 13/1/1990, em São Luís (MA)

Nacionalidade: Brasileira e belga

Altura e peso: 1,73m e 71kg

Posição: Meia

Clubes: Ajax (2009,2010), Standard Liègue, da Bélgica (2012 até 2012), Metalurh Donetsk (2012 até 2014).