Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil vence Japão e conquista Copa dos Campeões ainda no segundo set

Vinícius deixou o seu na decisão da Liga Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
Escrito por

Com um passeio sobre o Japão, em jogo que nem precisava ter ido para o terceiro set, o Brasil garantiu a taça da Copa dos Campeões de vôlei feminino antes do fim, ao vencer os anfitrões por 3 a 0, parciais de 29-27, 25-14 e 25-18. Esta foi a segunda vez que a Seleção Brasileira venceu a competição.

Os Estados Unidos ficaram com a segunda colocação após bater a República Dominicana, enquanto o Japão fechou o pódio do torneio que é realizado de quatro em quatro anos e reúne as seleções campeãs continentais.

Mesmo com a empolgação de sua torcida, o Japão só teve um bom início, abrindo 6 a 1 logo no primeiro set, mas não conseguiu impor seu ritmo. Foi difícil para o Brasil reverter o resultado desfavorável que se encaminhava, mas, quando conseguiu, não deu mais espaço para o adversário. Depois de salvar um set point, a equipe fechou por 29 a 27.

Na segunda etapa, a superioridade brasileira falou mais alto e o set menos disputado fechou em 25 a 14. As atletas do Brasil já aproveitaram para comemorar rapidamente, pois o título estava garantido.

No entanto, o técnico José Roberto Guimarães seguiu exigindo qualidade no ataque de sua equipe, além de promover algumas mudanças e testar mais jogadoras. As meninas deixaram de lado a certeza do lugar mais alto no pódio e se concentraram até o fim, fechando o último set por 25 a 18 com facilidade.

O Brasil fechou o campeonato com apenas dois sets perdidos e 100% de aproveitamento, somando 15 pontos em cinco jogos.

Logo após a partida, Sheila levou o troféu de melhor jogadora em quadra. Já Fernanda Garay foi a maior pontuadora, com 16 pontos (11 de ataque e cinco de bloqueio). A líbero Camila Brait também se destacou, com boas defesas, conseguindo segurar o ataque japonês.

A conquista da Copa dos Campeões encerra a temporada 2013 da Seleção Brasileira, que também levou outros quatro títulos: Grand Prix, Montreux, Alassio e Sul-Americano. No próximo ano, a principal competição será o Mundial, no qual o Brasil tentará seu primeiro troféu.