Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil lidera quadro de medalhas no Pan-Americano de judô, no Equador

Alex Pombo conquistou o ouro no Pan de judô (Divulgação/CBJ)
Escrito por

Começa bem a participação brasileira no Campeonato Pan-Americano de judô, disputado em Guayaquil, no Equador. Com sete medalhas conquistadas logo na abertura do torneio, o Brasil lidera o quadro de medalhas da competição com quatro ouros.

Os judocas Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg) e Érika Miranda (52kg), faturaram o ouro para o Brasil, enquanto Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg) levaram a prata e Ketleyn Quadros (57kg) foi bronze. Assim, nas seis categorias que disputou, o Brasil chegou à final.


Felipe Kitadai e Érika Miranda (ambos de quimono branco) derrotaram um mexicano e uma cubana em suas finais, conquistando o ouro para o Brasil (Divulgação/CBJ)

- Apesar de ser um adversário conhecido, Castillo sempre traz algo novo, não é uma carta marcada. Por isso, é ainda melhor ouvir o hino - comentou Kitadai, primeiro brasileiro a conquistar o ouro, vencendo o mexicano Nabor Castillo na categoria até 60kg.

Já Erika Miranda, em luta estudada, derrotou a cubana Yanet Bermoy na decisão por uma punição, despachando uma judoca argentina e uma mexicana no caminho para a final.

- Já lutamos muitas vezes e em algumas, eu me precipitei e acabei perdendo. Hoje fui mais conservadora, me concentrei na parte tática e deu certo. Muito feliz por ter somado mais esses valiosos pontos para o ranking - comentou.

Na categoria até 66kg, Charles Chibana, que retornou de uma lesão no cotovelo, mostrou estar 100%. A revelação do ano pasasdo derrotou na final o peruano Alonso Wong, que já havia eliminado o brasileiro Luiz Revite no torneio, com um ippon.


Charles Chibana (esq., quimono branco), conquistou o ouro derrotando o peruano Alonso Wong na final, enquanto Alex Pombo venceu suas quatro lutas até o ouro por ippon (Divulgação/CBJ)

- Estou muito feliz porque foi meu primeiro título Pan-Americano e também por somar 400 pontos para o ranking mundial. Além disso, o torneio continental conta como sexto resultado a ser considerado na contagem. Mas não foi fácil. A luta contra o Alonso foi muito complicada, porque eu não estava aquecido e comecei a competição já nas quartas - disse.

Por fim, Alex Pombo, na categoria até 73kg, teve uma campanha impressionante, vencendo suas quatro lutas no torneio por ippon. A primeira, contra o peruano Daniel Vizacarra, foi por imobilização. Na sequencia, passou por Augusto Miranda, de Porto Rico, e Ethiere Briand, do Canadá. E na decisão, contra o cubano Magdiel Cala, Pombo não deu chances e venceu, novamente, por ippon.

- Estou muito feliz com essa conquista inédita. Tem muito do meu esforço, da minha preparação mas também não posso esquecer dos profissionais da CBJ, da psicóloga, da nutricionista e do estrategista que me ajudaram. Me sinto realizado - completou.

A competição continua neste sábado, à partir das 12h. O Brasil terá seis atletas em ação no masculino e cinco no feminino: Victor Penalber, Tiago Camilo, Luciano Correa, Rafael Buzacarini, Rafael Silva, David Moura, Mariana Barros, Maria Portela , Samanta Soares, Rochele Nunes e Maria Suelen Altheman.