Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil escapa de grupo da morte no Mundial Masculino de Handebol

Escrito por

A Seleção Brasileira masculina de handebol escapou do grupo da morte no Mundial do Qatar, que será disputado entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015. Na noite deste domingo, em Doha (QTA), foi realizado o sorteio da competição e o Brasil caiu no Grupo A, ao lado de Espanha, Eslovênia, Qatar, Bielorrússia e Chile. O chamado grupo da morte é o D, com Dinamarca, Polônia, Rússia, Argentina, Bahrein e Alemanha.

- Um dos objetivos do sorteio era não cair no grupo da Alemanha. Sabíamos que seria um grupo difícil. Vamos enfrentar a Espanha atual campeã do mundo, Eslovênia, que jogou a semifinal do Mundial, Qatar, equipe da casa e Bielorrússia, um time europeu com muitos jogadores bons. Mas é um grupo que dá para brigar. Nosso objetivo é o de passar paras as oitavas de final, como fizemos no último Mundial, na Espanha, em 2013 - afirmou o técnico da Seleção, o espanhol Jordi Ribera.

No sorteio, as equipes foram divididas em seis potes de acordo com as regras da Federação Internacional de Handebol (IHF). A retirada das bolinhas começou no pote seis e seguiu a ordem decrescente. O pote três, no entanto, ficou para o fim por conta da presença do Qatar. Por ser a sede do evento, o país pôde, segundo as regras da IHF, escolher o grupo em que pretendia jogar.

Assim, com cada um dos quatro grupos com cinco seleções, o Qatar teve cinco minutos para efetuar sua escolha. E o país acabou optando pelo grupo do Brasil.

- É normal o país-sede fazer essa escolha. Eu achava que iam escolher o nosso ou o B. São quatro vagas. Acho que nossa luta pela classificação será diretamente contra a Bielorrússia e o Qatar. Se tivermos um bom rendimento, como foi na Espanha, podemos brigar - analisou Ribera.

Os grupos:

A: Espanha, Eslovênia, Qatar, Bielorrússia, Brasil e Chile
B: Croácia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Áustria, Tunísia e Irã
C: França, Suécia, Argélia, República Tcheca, Egito e Emirados Árabes Unidos
D: Dinamarca, Polônia, Rússia, Argentina, Bahrein e Alemanha

Regulamento: as seleções se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos. Classsificam-se para as oitavas de final as quatro melhores equipes de cada grupo. A partir daí, os jogos passam a ser eliminatórios até a final.

* O repórter viaja a convite do Comitê Organizador do Mundial Masculino de Handebol