Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na berlinda! Fla e Portuguesa devem perder pontos no STJD e salvar o Flu

Estrelas do UFC Fight Night no Combate: Machida x Mousasi se encaram em Jaraguá do Sul (Foto: Wander Roberto/UFC)
Escrito por

Estão marcados para a próxima segunda-feira, a partir das 17h, os julgamentos que podem definir nos tribunais o destino do Campeonato Brasileiro, com novos possíveis rebaixados. 

Flamengo e Portuguesa serão julgados pelas escalações irregulares de André Santos e Héverton nas partidas contra Cruzeiro e Grêmio, respectivamente, válidas pela última rodada da competição. Interessado diretamente no assunto, o Fluminense aguarda a decisão. Cabe lembrar que o Vasco também tenta ganhar os pontos do jogo contra o Atlético Paranaense para se salvar. Em meio ao cenário de incerteza, a tendência mais clara mostra que a Lusa deve perder quatro pontos, três mais um conquistado no jogo em questão, e livrar o Fluminense da degola de acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O Flamengo também deve ser penalizado com perda de pontos.

– A questão é muito clara, cristalina do Direito Esportivo. O atleta suspenso pelo tribunal não pode atuar na partida subsequente a não ser que o clube obtenha o efeito suspensivo. Do ponto de vista técnico é muito simples o caso da Portuguesa. Na minha visão jurídica a escalação se deu de forma irregular infringindo o artigo 214 do CBJD – assegurou Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, que também fez questão de salientar que o Tricolor acompanha os resultados por ser um interessado direto no assunto. Entretanto, segundo ele, em momento algum o clube foi responsável pela denúncia, que partiu da CBF.

Na CBF, muitas pessoas dão como certa a reviravolta e o rebaixamento da Portuguesa. O vice-presidente da entidade, Marco Pólo del Nero, tem convicção de que o clube paulista e o Flamengo serão punidos pelas infrações na última rodada do Brasileiro.

– Eles vão perder pontos. Se vão cair, não sei. Quem vai decidir é o tribunal – afirmou, à "Rádio Globo".

No primeiro momento, os dirigentes da Portuguesa culparam o advogado por ter errado na notificação, mas agora mudaram o discurso e dizem que as manobras são políticas. Por fim, uma substituição: saem os atletas, entram juízes e advogados em campo no Brasileirão.