Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bem cotada, Bélgica tem nas últimas Copas inspiração para ser a surpresa

Escrito por

Toda Copa do Mundo tem suas seleções favoritas e as que surpreendem. Para a competição que começa em poucos dias, uma das seleções mais cotadas - entre as menos tradicionais - é a da Bélgica. Não que o grupo H seja dos mais difíceis, com Rússia, Argélia e Coreia do Sul, mas a presença de jovens atletas atuando em grandes clubes gera a expectativa de uma boa participação. Se conquistar o título pode ser uma ambição ousada, repetir outras boas campanhas é o desafio.

No Mundial de 2010, o Uruguai de Forlán conseguiu avançar em primeiro lugar no equilibrado grupo A, que tinha ainda França, México e África do Sul. Em seguida, com boas atuações e a "defesa" de Suárez, foi avançando e chegou ao quarto lugar.

Quatro anos antes, Luiz Felipe Scolari comandava Portugal na campanha que também parou no quarto lugar, mas que eliminou, por exemplo, Inglaterra e Holanda. Mas a grande esperança belga tem de estar em 2002, quando os Diabos Vermelhos "caíram de pé" para a Seleção Brasileira. Mais que isso, aquele torneio teve grandes participações de Senegal, Coreia do Sul e Turquia.

A boa geração belga tem o goleiro Courtois, emprestado ao Atlético de Madri (ESP), que foi um dos goleiros mais comentados nesta temporada; Kompany pertence ao forte Manchester City (ING); ainda na Inglaterra, Vermaelem, há temporadas lidera a defesa do Arsenal. O meio-de-campo pode ter Fellaini e Januzaj (Manchester United), Witsel (Zenit-RUS) e o habilidoso Hazard, do Chelsea. O ataque tem como nome mais conhecido Lukaku, atualmente no Everton.

A Bélgica já foi elogiada até Por Flávio Murtosa, auxiliar técnico de Felipão. Porém, para a equipe que conseguiu ser cabeça de chave ir longe na Copa, precisará se impor, nas oitavas de final, contra rivais do forte grupo G, que tem Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos.