Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra o Bayern, Real Madrid relembra duelos contra Barcelona de Guardiola

Treinador do Bayern de Munique Josep Guardiola participa de uma sessão de treinamento (Foto: Karim Jaafar/Al-Watan Doha/AFP)
Escrito por

Manchester City x Bayern. Assim como o Barcelona, time alemão de Guardiola é obcecado pela bola


O Real Madrid conviveu, nos últimos anos, com a maior época do principal rival, e, nesta quarta-feira, reencontrará um dos maiores responsáveis pelo sucesso do Barcelona, o técnico Pep Guardiola. Mais do que isso: os merengues tem à frente pelas semifinais da Liga dos Campeões uma equipe "à la Barça" montada pelo técnico espanhol, e podem sofrer um verdadeiro "deja vu" nos confrontos decisivos contra o Bayern de Munique por um lugar na final em Lisboa.

Assim como o Barcelona de Guardiola, o Bayern atual - também já supercampeão - busca dominar o jogo a todo momento, pressiona o adversário incessantemente em busca da bola, tem a maior posse da pelota em média na competição e alguns dos maiores passadores. O treinador, inclusive, foi criticado pela lenda Beckenbauer por "tentar" transformar o Bayern em Barcelona, e a similaridade entre as equipes dirigidas pelo espanhol são confirmadas por números da própria competição nesta temporada.

Os Bávaros, aliás, já superam o antigo time de Guardiola nos quesitos passes e posse de bola - principal característica dos catalães - nesta edição do torneio. Nesta Liga dos Campeões, os alemães ficaram, em média, 65% do tempo com a bola, contra 63% dos catalães. Além disso, o Bayern conta com cinco atletas entre os 20 principais passadores, tendo ainda o segundo melhor, Toni Kroos, que tentou 940 passes e acertou 88% deles (os números são do site oficial da Uefa).

Mesmo com as similiaridades entre as equipes, o treinador não ligou a vantagem que levava sobre o Real Madrid quando comandava o Barcelona com o atual confronto, e jogou o favoritismo para os donos da casa da partida desta quarta.

- Minha estatística no Bernabéu foi com outro clube, em outro tempo, em outra situação. Não tem nada a ver com o Bayern. temos de ter uma atuação muito boa para ganhar. Isso é necessário sempre contra o Madrid e mais em uma semifinal - disse o treinador em entrevista coletiva nesta terça-feira, véspera do jogo.


Espanhóis apostam em grande fase do ataque

Como acontecia nos confrontos com Guadiola vestido de azul e grená, os merengues devem, contra o Bayern, ficar em desvantagem quando o assunto é pressão e posse de bola, mas contam com uma arma também bastante usada contra o Guardiola do Barça: o ataque agressivo e eficiente.

Nesta Liga dos Campeões, o time espanhol não está entre os que mais trocam passes ou detém a bola, mas é o segundo que mais chuta a gol, com 101 arremates, e tem o ataque mais fulminante, com 32 gols anotados nos 10 jogos pelo torneio. O Bayern vem em primeiro no quesito arremates, com 128, mas tem aproveitamento inferior ao do rival, tendo marcado 24 gols (Uefa).

O duelo desta quarta-feira entre Real Madrid e Bayern de Munique será no Santiago Bernabéu, em Madri, às 15h45 (horário de Brasília), com transmissão em tempo real do LANCE!Net. O segundo jogo entre as equipes está marcado para o próximo dia 29 de abril, na Allianz Arena.