Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barco chinês domina regata em casa e vence a prova na Volvo Ocean Race

Escrito por

O Dongfeng Race Team fez história mais uma vez, levando a bandeira chinesa ao lugar mais alto do pódio. Neste sábado, o barco vermelho venceu a Regata Local ou In-port Race de Sanya, na China. Pela primeira vez, uma equipe do país asiático venceu a prova em casa. Eles já haviam vencido a última etapa da competição, fato ainda inédito.

- Dongfeng significa o vento do leste - em chinês - e hoje o vento soprava na mesma direção. Tivemos sorte na China - disse o comandante Charles Caudrelier, que lidera o barco com chineses, suecos, franceses e um australiano.

Mesmo não valendo pontos para o campeonato - só em critérios de desempate - o resultado nessa prova consolida o bom momento da equipe na Volvo Ocean Race e dá moral para a tripulação visando a quarta etapa da competição, que começa neste domingo. A flotilha parte de Sanya para a neozelandesa Auckland.

O Dongfeng completou a prova em 54 minutos e 29 segundos. Menos de um minuto depois, o Abu Dhabi Ocean Racing cruzou a linha de chegada. Os árabes lideram provisoriamente o campeonato paralelo das regatas locais. Na sequência ficaram Team Alvimedica, Team Brunel, Team SCA e MAPFRE.

O brasileiro André 'Bochecha' Fonseca correu de timoneiro na In-port Race. Por causa de uma manobra irregular, o barco espanhol teve de pagar uma punição. Bochecha explica o motivo:

- Eu acabei fazendo uma manobra rápida e o barco virou muito rapidamente, prejudicando o adversário. Fomos penalizados e tivemos de fazer um 360 antes da largada. Até conseguimos recuperar um pouco, mas não era nosso dia. Felizmente não perdemos pontos, mas não estamos contentes – disse o brasileiro.

A In-port Race de Sanya teve média de 11 nós e teve o percurso de 7.2 milhas náuticas de distância.