Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Balotelli marca e Itália supera a Inglaterra no grupo da morte

Inglaterra x Itália - Claudio Marchisio (Foto: Giuseppe Cacace/ AFP)
Escrito por

Inglaterra e Itália fizeram um jogo à altura de suas tradições - até quando os dois aguentaram o forte calor de Manaus. Enquanto houve disputa, as duas seleções fizeram um duelo disputado e cheio de alternativas, com os italianos levando leve vantagem na hora de aproveitar suas chances. E por isso saíram com a vitória de 2 a 1, que os colocam perto da classificação, já que um triunfo diante da surpresa Costa Rica pode selar a passagem para as oitavas.

No caso do English Team, o jogo contra o Uruguai no dia 19 em São Paulo se torna essencial para as chances de passar de fase. Só a vitória diante dos sul-americanos, que também perdeu sua estreia. Quem sair derrotado deste dduelo vai embora mais cedo para casa. A curiosidade, aliás, fica por conta dos costarriquenhos: em um grupo com três campeões mundiais, são eles os líderes da chave.

O JOGO

Ao contrário do que se podia imaginar de um Inglaterra x Itália, o jogo foi bastante aberto. Os italianos começaram com mais posse de bola, mas foi o English Team que teve as primeiras chances claras, sempre usando o chute de longe, primeiro com Sturridge e depois com Gerrard. O jogo foi melhorando e a Itália começou a pressionar. Os lançamentos de Pirlo passaram a dar certo e a Inglaterra recuou.

Foi em um lance com a genialidade do camisa 21, aliás, que o gol italiano saiu. Escanteio batido e a bola sobrou para Pirlo, que fez um corta-luz que enganou Sturridge e deixou a bola livre para Marchisio soltou uma bombae Hart não comnseguiu defender. Dois minutos depois, porém, a Inglaterra respondeu à altura. Rooney fez bela jogada pela esquerda e achou o próprio Sturridge, que com o pé ruim (o direito) empatou o jogo.

Com uma série de jogadores jovens, a Inglaterra entrou no segundo tempo para decidir. Usando a juventude de Sturridge, Welbeck e Sterling, os ingleses começaram pressionando bastante. O camisa 9, jogador do Liverpool, tentou a sorte de fora da área, mas quem marcou foi a Itália. Em linda jogada de Candreva, Balotelli finalmente apareceu, tendo o trabalho apenas de empurrar de cabeça para o gol.


O técnico Roy Hodgson esperou um pouco demais para mexer, mas quando o fez, lançou logo o jovem Ross Barkley, de apenas 20 anos. O meia do Everton começou com uma bela jogada pela esquerda, mas depois desapareceu, talvez sentindo o peso do jogo. Hodgson optou por colocar mais um jovem jogador, Wilshere, de 22 anos, do Arsenal. Enquanto isso, a Itália se recusava a recuar, trocando apenas "seis por meia dúzia", com Immobilo e Thiago Motta entrando nos lugares de Balotelli e Verratti, respectivamente.

Quando o jogo se ensaiava para um final dramático, o cansaço de ambos os lados bateu. Primeiro foi Rooney, que bateu escanteio de forma bisonha. Depois, Johnson errou cruzamento. A Itália levou vantagem por não precisar correr atrás do resultado, mas houve tempo para uma última blitz, liderada por Baines e Gerrard. Ambos tiveram chances de falta, mas não conseguiram empatar o jogo.


FICHA TÉCNICA:
INGLATERRA 1x2 ITÁLIA

Estádio: Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Data/hora: 14/06/2014 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

Público: 39.800 torcedores
Cartão amarelo:  Sterling (ING)
Cartões vermelhos:  -
GOLS: Marchisio (34' do 1º tempo), Sturridge (36' do 1º tempo), Balotelli (4' do 2º tempo)

INGLATERRA:  Hart; Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard e Henderson (Wilshere - 26' do 2º tempo); Sterling, Rooney e Welbeck (Barkley - 16' do 2º tempo); Sturridge (Lallana - 33' do 2º tempo). Técnico: Roy Hodgson.

ITÁLIA: Sirigu; Darmian, Barzagli, Paletta e Chiellini; De Rossi, Pirlo e Verratti (Thiago Mota - 11' do 2º tempo); Candreva (Parolo - 33' do 2º tempo) e Marchisio; Balotelli (Immobile - 26' do 2º tempo) . Técnico: Cesare Prandelli.