Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-PR se inspira no time campeão brasileiro de 2001

Escrito por

O Atlético-PR tenta retomar a supremacia no Paraná. O clube assistiu o rival Coritiba chegra a duas finais consecutivas da Copa do Brasil, além de conquistar o tetracampeonato estadual. Mas quem mandava no estado no começo dos anos 2000 era o Furacão, que viveu anos dourados entre 2001 e 2005, quando foi campeão brasileiro e vice da Libertadores. Hoje o Rubro-Negro paranaense tenta mudar o rumo da história recente relembranco a geração vitoriosa do início do milênio.

Há 12 anos, o Atlético festejava o maior título de sua trajetória, após bater o São Caetano na final do Campeonato Brasileiro de 2001.

Curiosamente, à época damaior conquista do Atlético, o time estava desacreditado e arrancou depois de trocar de treinador, assim como este ano. Em 2001, Geninho substituiu Mario Sérgio, enquanto Vagner Mancini foi o catalisador desta temporada. Após a demissão do antecessor Ricardo Drubscky, o treinador recuperou a confiança da equipe, conduzindo-a da zona do rebaixamento ao G4 do Brasileiro.

O ex-zagueiro Rogério Corrêa, titulardacampanha vitoriosa de 2001, analisou as semelhanças entre as equipes de hoje e do passado.

- Eu vejo um grupo que nem o de 2001. O Vagner Mancini fez o mesmo papel que o Geninho tinha feito naquela época, de passar confiança para os atletas. O Atlético sempre joga bem no Maracanã, vai fazer uma boa partida - disse o ex-jogador ao L!.


Tempos Dourados do Atlético-PR

2001: Comandado por Kleberson e Alex Mineiro, o Atlético-PR levou o Campeonato Brasileiro, único título nacional do Furacão.

2004: Os paranaenses foram vice para o Santos depois de comandar boa parte do Brasileirão, já nos pontos corridos.

2005: O vice campeonato da Libertadores foi a última grande "conquista" do clube. O Rubro-Negro foi desbancado pelo São Paulo na final, sendo goleado por 4 a 0 no Morumbi, no jogo da volta, após empate por 1 a 1 em casa.


BATE-BOLA
Rogério Corrêa
Zagueiro campeão brasileiro pelo Atlético-PR em 2001, em entrevista ao LANCE!Net.

1-Tanto em 2001 quanto em 2013 as equipes arrancaram. Por quê?

Quando o Geninho chegou no lugar do Mario Sérgio, disse para o grupo que tínhamos qualodade. Mancini também pegou uma equipe desacreditada e mostrou que eles tinham talento.

2-O clima de decisão lembra a final contra o São Caetano?

Tem uma semelhança forte, em especial nas dúvidas que o Mancini tem para escalar a equipe. Acho que o jogador que entrar no lugar do Everton vai fazer a diferença, do mesmo jeito que foi o Alex Mineiro, que era desacreditado antes da final e levou o Atlético ao título.