Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-MG e Cruzeiro fazem final histórica no Estádio Independência

Atlético-MG vence e derruba o domínio do Cruzeiro no Mineirão (Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)
Escrito por

Atlético-MG e Cruzeiro fazem a prévia o clássico mais importante de suas histórias nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Independência. A partida de ida da decisão da Copa do Brasil é um incremento da finalíssima, marcada para o dia 26 de novembro, no Mineirão.

Os dias que antecederam o primeiro embate foram marcados por uma polêmica extracampo. Alexandre Kalil e Gilvan de Pinho Tavares protagonizaram discussões pela imprensa devido à definição de ter duas torcidas nos estádios. A conclusão da história é que, no primeiro duelo, não haverá torcida visitante, enquanto o segundo segue em aberto.

Dentro de campo, a história é outra. Embora prevaleça a máxima de que em clássicos não tem favorito, o Independência pode ser um dos ingredientes a mais para o Atlético sair de campo vencedor nesta finalíssima contra o Cruzeiro. Pela primeira vez na Copa do Brasil, o Galo é quem irá começar um mata-mata como mandante. E para sair do Horto com um resultado favorável, o time alvinegro se apoia na força de sua torcida e no histórico de nunca ter perdido para o rival dentro do estádio.

– O Independência tira o conforto deles (Cruzeiro) jogando fora do Mineirão. Nós estamos acostumados a jogar no Mineirão, mas o caso do Cruzeiro é diferente, jogar contra a nossa torcida no Independência e com a gente. Se fosse os dois jogos no Mineirão, talvez fosse outro jogo, outro palpite, mas jogar no Horto é diferente, nos deixa mais a vontade - falou Diego Tardelli.

Uma das maiores inspirações no lado atleticano é na final mineira de 2013. O primeiro jogo da decisão estadual aconteceu no Horto e o Galo apenas encaminhou a chegada da taça diante do seu torcedor. Os 3 a 0 na primeira partida foram mais que suficientes para que a equipe alvinegra colocasse as mãos na taça. Desta vez, o time não quer fazer diferente e, ao menos, sair vencedor dos primeiros 90 minutos do duelo.


Everton Ribeiro é a esperança celeste contra o Galo (Foto: Gil Leonardi/LANCE!Press)

– Quando a torcida se junta com o time, os jogadores incorporam alguma coisa diferente. Precisamos inverter situações difíceis, mas agora começamos em casa, diante da nossas torcida. Levar a decisão para lá é importante, a nossa casa é o Horto. Não podemos vacilar, vamos descansar o máximo porque o bicho vai pegar - foram as palavras de Luan, maior destaque do Galo até aqui na Copa do Brasil.

O Cruzeiro entra em campo motivado por uma Tríplice Coroa. Campeão mineiro, o time comandado por Marcelo Oliveira é líder do Brasileirão, com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, e segue em condições de vencer a Copa do Brasil.

Embora tenha adotado o mistério na véspera do clássico e tenha optado por comandar um trabalho recreativo, o treinador cruzeirense tem somente uma dúvida na escalação. Quem será o substituto de Dedé, com uma entorse no joelho direito? Bruno Rodrigo e Manoel disputam a posição. No jogo do fim de semana, Bruno foi o titular.


Tardelli marcou contra o Cruzeiro pelo Brasileirão (Foto: Ramon Bitencourt/ LANCE!Press)

O restante da equipe será o mesmo. A defesa contará com Fábio, Mayke, Léo e Egídio. O lateral-esquerdo sofreu uma pancada no quadril, mas reúne condições de atuar diante do arquirrival.

A composição defensiva do Cruzeiro no meio de campo terá Henrique e Lucas Silva, suspenso do jogo de domingo, contra o Criciúma. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart completam a meiúca.

Marcelo Moreno é unanimidade no ataque. Recuperado de uma fissura na costela e de uma pubalgia, Willian faz jus ao apelido Bigode Grosso e completa a linha de frente do atual campeão nacional.

FICHA TÉCNICA

Local: Independência, em Belo Horizonte
Data-hora: 12/11/2014 – às 22h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Luan e Dátolo; Maicosuel, Diego Tardelli e Carlos. Técnico: Levir Culpi.

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo (Manoel), Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno: Técnico: Marcelo Oliveira.