Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Contra assédio da imprensa, Portugal fará treinos ‘escondidos’ em Campinas

Centro de Treinamento da Ponte Preta (Foto: Guilherme Borini)
Escrito por

Contar com o melhor jogador do mundo no seu time é o sonho de qualquer treinador. Mas também tem suas desvantagens. Preocupado com o enorme assédio da imprensa sobre sua equipe, sobretudo a Cristiano Ronaldo, a comissão técnica da seleção de Portugal solicitou um esquema especial para garantir privacidade total durante os treinamentos para a Copa do Mundo. No local escolhido para a preparação, o CT da Ponte Preta, em Campinas (SP), uma enorme “blindagem” foi montada para garantir os trabalhos confidenciais e treinos “escondidos”. A seleção embarca para o Brasil na noite desta terça-feira e a previsão para o desembarque no Aeroporto de Viracopos é às 10h30 de quarta-feira.

Os treinos de Portugal devem atrair cerca 200 profissionais de imprensa, de acordo com a estimativa da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No total, foram 400 profissionais credenciados para toda a cobertura da preparação da seleção, entre os treinos em Estoril (POR), Nova Jersey (EUA) e Campinas.

Para atender toda a demanda de profissionais de mídia, foi preciso montar um Centro de Imprensa improvisado, uma enorme tenda no estacionamento do CT, com capacidade para até 400 pessoas. No entanto, o local de trabalho dos jornalistas é próximo dos gramados - cerca de 50 metros de distância. Por isso, a solução: um enorme fechamento preto que impede a visão de fora para dentro, que deixa o campo escondido.

Além disso, outra preocupação constante do técnico da seleção portuguesa, Paulo Bento, em todas as visitas durante as reformas no CT, era a proximidade com a Rodovia Anhanguera, que passa ao lado do local. Primeiro, porque, de alguns pontos, era possível visualizar o gramado e, também, por conta do barulho dos veículos, principalmente nos horários de pico. Por isso, foram colocadas placas de metal acima do muro, que servem para ambas as requisições: impede a ação de "espiões" e reduz o barulho.

A separação da imprensa dos jogadores conta também com uma divisa natural, um córrego que fica exatamente entre a tenda e o gramado. Para atravessá-lo, foi construída uma ponte, que só poderá ser ultrapassada com a permissão da comissão técnica, quando os treinos estiveram liberados para a imprensa.

Não será permitida a entrada de torcedores no CT. Foram agendados dois treinos abertos ao público, ambos no estádio Moisés Lucarelli, com a presença de até 10 mil pessoas. O primeiro será no segundo dia da seleção na cidade: 12 de junho, às 10h30. Todas as entradas já foram distribuídas. O outro trabalho aberto está agendado para o dia 18, mas ainda não foi confirmado oficialmente.

Nesta terça-feira, um dia antes do desembarque dos jogadores, os profissionais do Departamento de Comunicação da Federação Portuguesa já estiveram em Campinas para o início da entrega das credenciais que darão direito a cobertura dos treinamentos. A distribuição foi realizada com o auxílio de seis voluntárias selecionadas pela Prefeitura de Campinas.

Portugal está no Grupo G, ao lado de Alemanha, Gana e Estados Unidos. O primeiro duelo é um clássico europeu, diante dos alemães, dia 16 de junho, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). A equipe viaja também para Manaus, onde enfrenta os Estados Unidos, e Brasília, local do duelo diante de Gana. No período entre todos os jogos a delegação retorna para Campinas, onde está hospedada no The Palms Hotel.

Confira mais fotos do Centro de Treinamento da Ponte Preta:


(Foto: Guilherme Borini)

Retoques finais no gramado do CT da Ponte Preta para receber a seleção de Portugal


Enorme tenda foi montada para ser o Centro de Imprensa improvisado durante a Copa do Mundo


Do lado de dentro, voluntárias da Prefeitura de Campinas auxiliam na entrega das credenciais


Córrego que divide o gramado do CT com o Centro de Imprensa


Ponte para travessia do córrego: ligação entre área de imprensa e instalações para os jogadores