Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Arouca, Oswaldo prepara ‘dupla dos sonhos’; três correm risco

Escrito por

Após dois dias de folga, o Palmeiras volta ao batente na tarde desta terça-feira com uma missão: finalizar a preparação de Arouca e deixá-lo em condições de ser titular contra o Penapolense, domingo, fora de casa.

A ideia inicial de Oswaldo de Oliveira era promover a estreia do camisa 5 contra o São Bento, no último sábado, mas a comissão técnica achou melhor esticar o período de recondicionamento. O volante tem evoluído bem e deve ser liberado para atuar:

- Minha visão é começar já com o Arouca no próximo jogo, se ele realmente continuar a mostrar a capacidade física e técnica que está demonstrando - adiantou Oswaldo.

O comandante classifica Arouca como jogador "imprescindível", por isso vai pular a etapa de deixá-lo no banco até que se entrose com os novos companheiros. Ter a semana inteira sem jogos também ajuda: o ex-santista ainda não fez nenhuma atividade tática com os titulares, o que certamente acontecerá nestes dias.

Arouca chegou ao Palmeiras fora de forma porque não participou da pré-temporada do ex-clube - passou duas semanas em janeiro fazendo exercícios de fortalecimento e prevenção de lesões com um fisioterapeuta de confiança no Rio. Ele iniciou sua "pré-temporada particular" no Verdão em 1º de fevereiro. No dia 6, fez o primeiro coletivo. Três dias depois, jogou o primeiro tempo do jogo-treino com o Santo André. Sempre só com reservas.

Quem sai?

Se o cronograma se cumprir, três atletas que vêm sendo titulares terão a vaga ameaçada para domingo: Robinho, Alan Patrick e Allione. O mais simples seria tirar Robinho, que vem executando função semelhante à de Arouca. Ao mesmo tempo, o camisa 27 está sendo o destaque do meio (veja abaixo).

Oswaldo quer começar a dar ritmo à dupla de volantes de seus sonhos e já adiantou que Gabriel não sai. O treinador testará um esquema em que as funções de primeiro e segundo volante não terão donos fixos: Arouca e Gabriel vão se revezar, mais ou menos como o próprio Oswaldo fazia no Corinthians dos anos 2000 com Vampeta e Rincón - exemplo que o próprio Oswaldo tem usado em conversas informais.

Robinho é 'o melhor' dos três:

Robinho - Desde a parte final do clássico contra o Corinthians, tem jogado (bem) em função semelhante à que Oswaldo imagina para Arouca: volta para ajudar Gabriel a marcar e avança para auxiliar na criação. Atuou nas cinco partidas do Paulista, quatro como titular. No LANCE!Net, sua média de notas é 6,2.

Alan Patrick - Tem sido o meia mais centralizado, função em que Oswaldo pretende escalar Valdivia a partir do jogo contra o Capivariano, dia 28. Ficou fora da estreia por falta de documentação e desde então jogou os quatro jogos do Paulista, sendo três desde o início: média L! é de 5,8. Para que ele dê lugar a Arouca no domingo, Robinho teria de ser adiantado.

Allione - Começa aberto pela direita e troca constantemente de posição com Dudu, que tem iniciado pela esquerda. Titular nos cinco jogos, foi substituído em todos. Destaque na estreia, vem caindo e tem média 5,8. Mas Oswaldo terá que abdicar do esquema com dois pontas para que ele saia.