Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitro que não relatou racismo contra Tinga fica sem punição da Conmebol

Torcida do Atlético-MG prepara festa para aniversário do clube (Foto: Divulgação)
Escrito por

Não foi só a aplicação de multa de US$ 12 mil pelo racismo da torcida do Real Garcilaso contra Tinga que deixou a impressão de impunidade por parte da Conmebol. A postura branda passou também pela Comissão de Arbitragem da entidade.

O árbitro venezuelano, José Argote, que não relatou na súmula os sons de macaco emitidos pela torcida peruana, não sofreu uma sanção sequer. O comando do departamento teve apenas uma conversa mais dura com ele, pedindo que tenha mais atenção para o que ocorre fora das quatro linhas.

– Primeiro quero dizer que ainda não fazia parte da Comissão quando isso ocorreu. Além disso, o árbitro também é negro, se alguém pensa que ele deixou de relatar alguma coisa intencionalmente. Foi sim conversado com o árbitro para ter mais atenção, porque às vezes ele fica muito focado no jogo e algumas coisas fora do campo passam batidas. Isso realmente aconteceu. Mas entendo que uma punição independe do relato na súmula. Chamamos a atenção de todos os árbitros para ficar de olho fora do campo. Esse é o papel da comissão – explicou ao LANCE!Net Wilson Luiz Seneme, representante brasileiro na Comissão.

Apesar de ter havido uma pena a despeito da desatenção da arbitragem, a falta de descrição da situação na súmula atrasou muito a resolução do caso. Os membros do Tribunal Disciplinar da Conmebol precisaram correr atrás de vídeos do ocorrido para embasar a acusação. Além disso, a postura dos jogadores peruanos, que se desculparam pelo comportamento da torcida, também “denunciou” que algo de errado ocorrera.