Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após queda no tribunal, Lusa usa rede social e diz: ‘Lutaremos até o fim’

Cruzeiro apresenta novo ônibus (Foto: Cruzeiro/Reprodução)
Escrito por

Em decisão unânime do STJD no início da tarde de sexta-feira, a Portuguesa perdeu quatro pontos pela escalação irregular do meia-atacante Héverton e foi rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2014. Apesar de ainda prometer mobilizações para tentar permanecer na elite, o clube emitiu uma mensagem de fim de ano ao seu torcedor, enaltecendo o "orgulho de ser Lusa" e fazendo uso até mesmo de uma citação do poeta português Fernando Pessoa.

"Lutaremos até o fim pelo nosso direito, o que garantimos em campo. Como disse Alberto Caeiro, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena", e a nossa é imensa. Imensa como o nosso orgulho de ser Lusa. Imensa como a gratidão que sentimos por vocês, lusos ou não, que caminham ao nosso lado", postou o clube em seu Twitter oficial, na tarde deste sábado, a quatro dias do início de 2014.

Alberto Caeiro é um dos famosos heterônimos de Fernando Pessoa. Mas, segundo o site da Casa Fernando Pessoa, um centro cultural que detém todo o acervo do poeta em Lisboa, a frase citada pelo clube brasileiro é do próprio Pessoa, e não de nenhum dos heterônimos. O excerto é do poema "Mar Português", publicado em 1934 no livro "Mensagem", que fala sobre as grandes navegações empreendidas pela Coroa Portuguesa.

Apesar da falha, a mensagem de fim de ano do Twitter da Portuguesa prega a "luta por um futebol mais justo, decidido dentro de campo", manifestando a posição de discordância do clube em relação à punição. A Lusa ainda deixa claro que "a luta não acabou", mas não cita as medidas que serão tomadas.

A Promotoria do Consumidor do Ministério Público apura irregularidades no julgamento do STJD e o promotor Roberto Senise deve divulgar sua posição no próximo dia 8 de janeiro, relatando se houve ou não descumprimento ao Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal e com mais força que o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Além disso, devem correr na Justiça, em 2014, ações de torcedores comuns indignados com a sentença. Fora da esfera esportiva, o "caso Héverton" terá novos desdobramentos.

"Que 2014 seja um ano grandioso a todos nós, que lutamos com honradez, que aprendemos nas derrotas e crescemos nas adversidades. Feliz 2014!", encerra a Portuguesa.