Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após prisão de torcedora, FIVB diz que Irã não receberá torneios de vôlei

Santos e Corinthians no Twitter (Foto: Reprodução)
Escrito por

Após declarações do presidente da Federação Internacional de Vôlei, o brasileiro Ary Graça, colocando em xeque a possibilidade de o Irã sediar novos eventos internacionais da modalidade, por causa da prisão de uma torcedora do país, a entidade confirmou neste domingo que aplicará a sanção.

O anúncio acontece uma semana depois de a estudante iraniana com cidadania britânica Goncheh Ghavami, de 25 anos, ser presa por um tribunal de Teerã. Do dia 20 de junho, ela foi detida na cidade por tentar assistir a uma partida de voleibol entre Irã e Itália, pela Liga Mundial. O país não permite a presença de mulheres em competições disputadas exclusivamente por homens. Elas também estão proibidas de assistir a jogos de futebol no Irã.

De acordo com comunicado de um porta-voz da FIVB à agência AFP, a entidade "não dar ao Irã o direito de sediar qualquer futuro evento diretamente controlados por ela, como Campeonatos Mundiais, especialmente de menores de idade, até que a proibição de mulheres de assistirem a jogos vôlei continue em vigor". Porém, a medida não entrará em vigor de imediato.

– Isto não inclui outros torneios de vôlei ou torneio da Liga Mundial do ano que vem, porque os equipamentos já estão confirmados – ressaltou o porta-voz.

Ao protestar contra as regras do país, Ghavami foi acusada de promover propaganda contrao governo. O porta-voz da FIVB disse que a razão para sancionar o Irã foi tomada depois que a federação se reuniu em outubro com uma delegação da Human Rights Watch.

De acordo com o irmão de Ghavami, ela está em greve de fome desde que sua prisão foi decretada, há uma semana. Por causa da sanção, a Argentina foi convidada a assumir o lugar de Irã na organização de um campeonato mundial Sub-19 em2015.