Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após erro na final do Carioca, Vasco faz moção de repúdio à federação

Escrito por

O erro de arbitragem na final do Carioca, entre Vasco e Flamengo, no último domingo, que ocasionou o gol que deu o título do Rubro-Negro ainda repercute mal nos bastidores do Cruz-Maltino. Prova disso é que, durante a reunião do Conselho Deliberativo, que aconteceu na noite desta segunda-feira, uma moção de repúdio à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Segundo o LANCE!Net apurou, Eurico Miranda, presidente do Conselho de Beneméritos e com fortes ligações com a federação, inicialmente, foi contra a moção. Porém, diante do protesto de outros conselheiros, acabou voltando atrás e aprovando o documento.

Veja momento em que Eurico tenta defender Federação do Rio

Nele, o Conselho Deliberativo do Vasco ressalta que os “constantes e escandalosos erros de arbitragem que de forma inequívoca vêm prejudicando nossa equipe de futebol profissional, quase sempre contra o mesmo adversário” e lembram que, recentemente, a diretoria cruz-maltina, preocupada com os constantes equívocos, havia pedido à federação que houvesse uma arbitragem de outro estado, “no entanto, estranhamente tal pedido foi negado de imediato, e o resultado todos assistiram na vergonhosa partida final”.

Vale ressaltar que a diretoria vascaína, em entrevista no fim da tarde desta segunda-feira, afirmou que entrará na justiça e tentará a anulação da partida. O lance gerou a revolta dos jogadores, que se manifestaram nas redes sociais, como o jogador Douglas.

Márcio Araújo, autor do gol do título rubro-negro, estava 69 centímetros à frente da linha da zaga do Vasco.

O LANCE!Net teve acesso a moção. Veja o documento, na íntegra, abaixo:

"MOÇÃO DE REPÚDIO À FERJ E EM DEFESA DO VASCO

O Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama aprova a presente MOÇÃO DE REPÚDIO À FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FERJ) e em defesa do Club de Regatas Vasco da Gama, nos seguintes termos:
Os constantes e escandalosos erros de arbitragem que de forma inequívoca vêm prejudicando nossa equipe de futebol profissional, quase sempre contra o mesmo adversário, deixam claro haver uma orientação, implícita ou explícita, por parte da FERJ, contra o Club de Regatas Vasco da Gama.
Antes das partidas decisivas o CRVG¸ alertado pelos erros de que já fora vítima, solicitou à Federação que fosse providenciada arbitragem de fora do estado. Ressalte-se que tal medida não seria de forma alguma inédita, pois várias federações já a adotaram para preservar a confiança na lisura de suas competições. No entanto, estranhamente tal pedido foi negado de imediato, e o resultado todos assistiram na vergonhosa partida final.
O Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama conclama a diretoria administrativa a adotar um tom mais incisivo em suas relações institucionais com a FERJ e indica a necessidade de lutar por radicais mudanças na direção e na comissão de arbitragem da FERJ. Se tais mudanças não ocorrerem deve-se estudar disputar a edição 2015, deste hoje desmoralizado “campeonato” estadual, com time júnior ou misto, encarando-o como mera preparação para as disputas nacionais.
O Vasco, ao longo de sua centenária história já foi vítima de perseguições e boicotes de todo o tipo. Reagiu como reagirá sempre, com todos os vascaínos unidos em defesa do Vasco, pois os pioneiros que derrotaram os racistas e construíram São Januário nos legaram o exemplo da altivez e da coragem.
Às novas gerações de vascaínos podemos assegurar: nenhuma derrota, por mais injusta e sofrida, irá macular a grandeza do gigante da colina.
O Vasco, amor eterno de milhões, no fim acabará vencendo, com sua grandeza e sua história, todos os manipuladores que tentam solapar nossas conquistas. Assim foi antes e assim será agora.
Parafraseando Ademir Menezes, o Queixada, encerramos: “Somos homens e mulheres dominados pelo coração e nossos corações são dominados pelo Vasco”, hoje e sempre: nada nos abaterá!

CONSELHO DELIBERATIVO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA
14 de Abril de 2014."