Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Apesar de oposição, comissão aprova eleição a distância no Santos

França x Suíça - Benzema (Foto: Franck Fife/AFP)
Escrito por

As eleições presidenciais do Santos ainda não começaram, mas as discussões em torno do assunto já acontecem na Vila Belmiro. Nesta terça-feira, na reunião do Conselho Deliberativo, às 19h45, o item "d"  deve tratar um assunto delicado: o voto a distância nas eleições no final do ano, mesmo com o assunto não estando em pauta para votação. 

Destinado para discutir explanação da Comissão de Estatuto, os grupos opositores já planejam se manifestar contra a questão sobre a escolhe de um presidente que não seja pelas cédulas. O grupo denominado União Alvinegra divulgou uma nota se pondo contra a prática.

"O Movimento União Alvinegra(...) vem a público fazer um alerta de um grave golpe que está se desenhando dentro do clube em torno das eleições marcadas para dezembro de 2014... Segundo apuramos, essa 'explanação' é uma tentativa de aprovar no Conselho Deliberativo o voto pela Internet ou à distância sem fazer uma convocação específica e clara para tanto", consta em trecho de nota do grupo.

Opositores, como Terceira Via Santista, Resgate Santista, Ong Santos Vivo e Santos Sempre Santos, são contrários. Apenas a Eu Sou Santos até o momento é a favor da votação a distância, por meio da internet e de urnas eletrônicas.

Segundo Ricardo Campanario, presidente da comissão de estatuto e eleitoral, o objetivo das eleições a distância é incluir a maior parte dos sócios que não votaram na última ocasião, mas afirma que comissão é favorável.

- Temos 60 mil sócios e elegemos o último presidente com menos de 4 mil votos, o que dá 5% dos votos e isso é ruim. Objetivo é fazer movimento de inclusão, para que mais sócios possam votar. A situação está prevista no estatuto, pelo correio e internet, então prevemos que tenha essa ratificação já para esse ano - disse ao LANCE!Net.

Ele acrescenta ainda que a implantação do sistema via internet é possível, desde que a aprovação por parte do plenário do Conselho aconteça logo.

- Dá tempo, desde que seja aprovada rápido, dentro de 30 a 45 dias. Há um custo para isso, nada que comprometa o orçamento do clube, mas precisamos contratar fornecedores de urnas, empresas de internet, auditoria e etc - finalizou

Em 2009, para os sócios de São Paulo, foram colocadas urnas eletrônicas na sub-sede do clube. Neste ano, as urnas devem estar à disposição novamente.