Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aos 34 anos, Raphael agrega experiência para a Seleção

Escrito por

O levantador Raphael, de 34 anos, não é apenas o mais velho do elenco que disputará a Copa dos Campeões, no Japão. O atleta também acumula grande experiência internacional, com passagens por equipes da Rússia, Itália e, atualmente, Turquia.

- Saí do Brasil com 23 anos, direto para a Rússia. A diferença foi muito grande. Fui para Kazan, uma cidade onde o frio era de 30 graus negativos e durante seis meses do ano, às 14h já era de noite. Foi tudo difícil e diferente, mas me fez crescer muito. De lá fui para a Itália, que já é mais parecido com o Brasil, onde passei oito anos, e agora a Turquia. Acho que o maior crescimento é saber respeitar a vida dos outros no que diz respeito a cultura, religião, costumes - disse Raphael.

Atualmente o atleta do Trentino está emprestado ao Halkbank Sport Club, da Turquia, porém, já pensa em retornar ao Brasil.

- Tenho muita vontade de voltar. Antes, eu tinha essa ligação com o Trentino, com um contrato longo, de cinco anos, e não tinha como sair. E eu também estava muito bem na Itália. Mas, claro, sempre tive vontade de estar novamente no Brasil. A partir de 2014, vamos ver como vai ser. Penso em começar a programar, sim, para uma possível volta. Quem sabe? - brincou o levantador.

O primeiro jogo será no dia 19 de novembro, contra o Irã, na cidade de Kyoto.