Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aos 82 anos morre Julio Grondona, presidente da AFA

Escrito por

O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, morreu nesta quarta-feira em Buenos Aires. O cartola foi internado durante a madrugada por conta de complicações cardíacas.

Grondona estava com 82 anos e a causa da morte foi por insuficiência cardíaca, causada por aneurisma na artéria aorta. Ele estava na UTI, respirando por aparelhos. A morte ocorreu às 12h50 (de Brasília), pouco antes de ser submetido à uma cirurgia.

Mais cedo a AFA havia divulgado uma nota onde informava apenas que Grondona havia dado entrada no Hospital Mitre, em Buenos Aires, por conta de uma "indisposição.

O dirigente estava no comando da AFA desde 1979. Nesta quarta-feira ele tinha confirmado uma coletiva, onde deveria anunciar o substituto de Alejandro Sabella no comando da seleção.

A carreira do cartola

Grondona deu seus primeiros passos como dirigente de futebol muito cedo. Com 24 anos, em 1956, ajudou a fundar o Arsenal de Sarandí. O estádio do clube, inclusive, leva o seu nome. Foi presidente da instituição de 1957 até 1976, quando saiu para concorrer e vencer as eleições presidenciais do clube de seu coração, o Independiente.

Sob o seu mandato o Rojo conquistou dois títulos, os Nacionais de 1977 e 78. No início de 1979, meses após a Argentina ter conquistado a Copa do Mundo de 1978, Grondona foi designado presidente da AFA pela ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983. Apesar do retorno à democracia, permaneceu no cargo que os militares o haviam entregado.

No período Grondona, a Argentina conquistou a Copa do Mundo de 1986, as Copas América de 1991 e 93, e duas medalhas olímpicas, em 2004 e 2008. Além da presidência da AFA, Grondona era um dos vice-presidentes da Fifa e ocupava a Comissão de Financas e o Conselho de Marketing e Televisão da entidade mundial.