Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No aniversário do Fla, LANCE!Net relembra grandes ídolos do clube

Petkovic (Foto: Arquivo LANCE!)
Escrito por

Para ser ídolo no Flamengo não basta ser craque, é necessário sentir a camisa como uma segunda pele. Alguns transcenderam isso associando um grande futebol ao sentimento e devoção pelo clube. Nestes casos, eles não foram apenas ídolos. Alcançaram o patamar de monstros sagrados da identidade rubro-negra e souberam mais do que ninguém encarnar o espírito flamenguista. A lista de ídolos é enorme. Mas vamos lembrar sete deles do inventor da bicicleta, Leônidas da Silva, ao gringo Pet, passando pelo ídolo de infância do Rei Pelé e pelo maior time do Fla em todos os tempos. Eles fizeram o Fla ser o "Mais Querido do Brasil".

LEÔNIDAS DA SILVA:

O primeiro grande ídolo de massa do Flamengo. Lêonidas da Silva foi artilheiro dos Cariocas de 1938 e 1940. Conduziu o Rubro-Negro na conquista do estadual de 1939. Fez 153 gols em 149 jogos pelo Fla.

ZIZINHO:

Zizinho foi o melhor jogador brasileiro dos anos 1940. Conhecido como “Mestre Ziza”, era o ídolo de um menino de Bauru apelidado Pelé. Vestiu o Manto por 11 anos e participou do tri carioca de 42, 43 e 44.

LEANDRO:

Leandro é o grande lateral-direito da história do Flamengo. Chegou ao clube em 1976, mas se firmou mesmo a partir de 1981 durante a conquista da Copa Libertadores.

ZICO:

Zico é o maior jogador da história rubro-negra, maior artilheiro do clube, com 508 gols, e dono eterno da camisa 10. Conquistou o Brasileirão quatro vezes, além da Libertadores e do Mundial Interclubes.

ADÍLIO:

Adílio. Meia direita clássico. Cria do Flamengo, como Leandro, Junior e Zico, e um dos expoentes do super time da década de 1980.

JÚNIOR:

Se na lateral-direita o Flamengo tinha Leandro nos anos 80, na esquerda o dono da posição era Júnior. É o recordista de jogos oficiais pelo clube, com 857. Foi campeão brasileiro em 1992, em sua segunda passagem.

PETKOVIC:

Petkovic é o grande ídolo recente dos rubro-negros. Autor do gol que garantiu o tri carioca, em 2001, o meia sérvio voltou em 2009 para conduzir o Flamengo na surpreendente conquista do Brasileiro.