Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Amazonense: Governo e entidades do futebol discutem sobre estadual 2015

Escrito por

Em reunião, nesta sexta, na Fundação Vila Olímpica, em Manaus, o Governo do Amazonas discutiu as regras de segurança e de uso dos estádios públicos para o Campeonato Amazonense de 2015, que começa no próximo dia 21. Um dos assuntos esclarecidos no encontro é que a responsabilidade da operação dos estádios durante os jogos é dos clubes e não do governo. Foi definido também que o Estado, por meio da Secretaria de Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) supervisionará o cumprimento das normas de segurança para a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, cuja liberação é de responsabilidade da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Foram discutidos os custos operacionais (quadro móvel) e o emprego de seguranças desarmados exigidos dentro do estádio. A reunião foi convocada pelo presidente da FVO, Aly Almeida, com o objetivo de esclarecer as atribuições de cada entidade envolvida na competição.

- O futebol amazonense, começando 2015 dessa maneira, proporciona uma organização maior à competição. Discutimos aqui desde o uso do bem público que são as arenas e os estádios até a contratação de quadro móvel e segurança privada. Quem está pleiteando o uso do bem público tem que saber das suas responsabilidades. - destacou o gestor.

Além do presidente da FVO, participaram da reunião o secretário executivo adjunto de Grandes Eventos da SSP-AM, coronel Dan Câmara; o procurador Rafael Bertazzo, da Procuradoria Geral do Estado (PGE); o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério; o presidente da Associação dos Clubes de Futebol Profissional do Estado do Amazonas (ACPEA), Cláudio Nobre, e outros representantes de entidades envolvidas com o campeonato Amazonense, como a emissora de TV local que tem os direitos de transmissão do torneio.

O presidente da FAF avaliou positivamente a reunião para a melhoria do campeonato, principalmente com objetivo de levar cada vez mais torcedores aos estádios.

- Cada um fazendo a sua parte tenho certeza que teremos o campeonato que todos anseiam e querem a partir de 2015, especialmente com o legado da Copa do Mundo, que não foram só as arenas. Com a profissionalização, vamos conseguir levar o torcedor de volta para torcer pelos clubes da nossa cidade. - declarou Dissica Valério.

De acordo com o presidente da FVO, neste ano o Estado está dando uma colaboração muito grande ao desenvolvimento do futebol local, com a disponibilização dos três novos estádios que foram construídos para a Copa de 2014 e que pela primeira vez poderão ser usados desde o início do campeonato. Os novos estádios são um dos legados deixados pela realização da Copa do Mundo no Amazonas.

SEGURANÇA

O secretário executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, esclareceu sobre a necessidade exigida pela legislação federal para emprego de seguranças especializados atuando dentro de estádios.

- A segurança do interior do estádio não é competência do Estado, mas sim da empresa privada contratada para garantir essa segurança pela organização do evento. - afirmou o coronel

Câmara declarou que o Estado está tratando com a Polícia Federal sobre a necessidade de requalificação dos profissionais que foram treinados para atuar durante a Copa do Mundo.

Sobre a venda de bebidas alcoólicas, o secretário esclareceu que cabe à Segurança Pública recomendar e cobrar da organização do campeonato que sejam cumpridas regras de segurança para minimizar os riscos que podem ser potencializados com a presença de latas e garrafas dentro dos estádios.

- Com a Federação liberando a bebida alcoólica no estádio, nós vamos buscar uma estratégia conjunta para garantir a segurança dessa comercialização. O Estado tem buscado garantir para todo cidadão que os grandes eventos aconteçam dentro de um ambiente seguro e saudável. -  finalizou.