Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alê desencanta no Mundial de Handebol e ‘abre mão’ do bi de melhor do mundo

Thiago Silva comemora com o troféu da Copa das Confederações (Foto: Vanderlei Almeida/ AFP)
Escrito por

Apesar da invencibilidade da Seleção no Mundial da Sérvia, Alexandra Nascimento não estava totalmente satisfeita. Não com o Brasil, logicamente, mas com a sua performance.

Tudo mudou nas quartas de final contra a Hungria. Oitenta minutos e dez gols mais tarde, havia mostrado por que foi eleita a melhor do mundo em 2012. Nesta sexta-feira, às 17h45 (de Brasília), com transmissão tempo real pelo L!Net, ela tenta conduzir o Brasil à inédita decisão do torneio, em duelo contra a seleção da Dinamarca.

Com status de estrela do time dirigido por Morten Soubak, Alê não havia brilhado ainda no Mundial. Pelo contrário: contra a Holanda, foi criticada abertamente pelo treinador por conta de diversos tiros errados.

Morten chegou a colocá-la no banco de reservas da etapa final daquele duelo. O “chá de cadeira” do técnico funcionou, e a ponteira direita do Hypo (AUT) respondeu em quadra, já no jogo seguinte.

– Graças a Deus, estou mais leve. Até falei com a minha mãe, com o meu marido: eu desencantei mesmo no jogo contra a Hungria. Contra a Holanda, não fui bem – reconheceu Alê, em entrevista ao L!Net.

A melhor do mundo tem agora a tarefa de conduzir toda sua Seleção ao topo do planeta. E prega coletividade à equipe, mesmo que isso lhe custe um possível bicampeonato como maior atleta da modalidade.

Até hoje, nenhuma jogadora pôde ser escolhida duas vezes consecutivas como a melhor do mundo. Em nome da inédita medalha do Brasil em Campeonatos Mundiais, Alê aceita até mesmo passar a sua coroa para uma companheira:

– Eu já ganhei um presente de Deus por ser eleita a melhor do mundo e ser a melhor ponta em uma Olimpíada. E o que aconteceu é tudo fruto do que a Seleção está fazendo. Quero pensar só no presente. Talvez, não seja eu. Porque não uma outra jogadora do Brasil? - disse.

A Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês) promove a eleição de melhor atleta do planeta sempre no início do ano seguinte. A votação é composta tanto por experts do esporte quanto pelo público, que participa pela internet.