Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Adilson Batista conta com ajuda tecnológica de auxiliar para livrar o Vasco

Treino do Vasco em Atibaia (Foto: Bruno Braz)
Escrito por

Nem só com campo e bola o técnico Adilson Batista tenta ajudar o Vasco na dura missão de livrar a equipe do rebaixamento. O treinador conta com a ajuda do aparato tecnológico de Gustavo Nicoline, único profissional que trouxe para sua comissão técnica, e que dá um suporte ao seu trabalho com vídeos e scouts.

A participação do auxiliar tem sido efetiva no período de treinos que a equipe vem tendo em Atibaia (SP). Tanto na sexta quanto neste sábado, os jogadores foram deslocados para um treinamento teórico numa sala que envolveu edições de imagem e levantamentos baseados em números das últimas partidas, tanto do Vasco quanto do adversário.


Gustavo usufrui de um software de estatística (Footstats) e outro de tática (Taticapédia) além de uma planilha de desempenho, onde tudo é anotado minuciosamente. Nos jogos, filma todos os detalhes e repassa para o técnico Adilson Batista.

- Fazemos uma análise do nosso clube e do adversário também. A gente faz uma análise qualitativa e quantitativa. Nessa análise, conversamos muito, fazemos um feedback visual e também na parte numérica, na parte estatística, dos fundamentos e do que ocorre no jogo - explicou.

Gustavo faz este tipo de trabalho desde 2004, quando iniciou no Cruzeiro. Por lá permaneceu durante três anos, onde conheceu Adilson Batista. No ano passado o treinador o levou para o Figueirense e agora o trouxe para o Vasco.

Além do trabalho coletivo, o auxiliar também elabora balanços e quadro evolutivos de forma individualizada.

- Estamos sempre passando para os atletas e fazendo um levantamento, tentando ver os motivos. E a cobrança existe em cima dos números também e de acordo com o que o Adilson achar necessário.

Nas partidas, Gustavo vai ao vestiário no intervalo e passa as informações do que anda acontecendo durante os confrontos.

- Temos alguns fundamentos que a gente analisa durante o jogo e desce para o intervalo. Tem os fundamentos internos e os parâmetros, dentro de um protocolo que a gente estabelece com a comissão técnica - destacou.

Antenado, o técnico Adilson Batista ressaltou a importância deste trabalho:

- Acho que é importante. Tem o processo de correção do jogo anterior, dados, questionamentos, interação e perguntas para que você
cresça e melhore. É assim que a gente trabalha.

Para o jogo de domingo, Nicoline já passou algumas observações da equipe vascaína e deu alguns detalhes sobre o Corinthians, mas intensificará a questão neste sábado:

- Fizemos um feedback sobre o nosso time e também demos uma aquecida sobre o Corinthians. Neste sábado a gente distrincha o Corinthians detalhadamente.