Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

F-1 adiciona etapa em circuito de rua no Azerbaijão para temporada 2016

Oscar - Brasil x África do Sul (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Escrito por

A Fórmula 1 segue seus planos de globalização da categoria. Na temporada 2014, adicionou em seu calendário a etapa de Sochi, na Rússia e, para 2015, mantém em aberto a possibilidade de etapas em Nova Jersey, Índia e México. Agora, Bernie Ecclestone, o "chefão da F-1", confirmou que no final de 2015 ou, mais provável, em 2016, a categoria visitará o Azerbaijão.

- Nós iremos ao Azerbaijão. As pessoas estão falando sobre correr em 2015, mas isso pode ser um pouco cedo, a não ser que aconteça no final do ano, o que é uma possibilidade. Mas 2016 é mais provável - disse Ecclestone ao jornal inglês, Daily Mail.

O Grande Prêmio do Azerbaijão deve acontecer em um circuito de rua, montado nas ruas da capital, Baku. No calendário atual, o país seria o oitavo destino da F-1 na Ásia que, hoje, conta com corridas na Malásia, Bahrein, China, Cingapura, Japão, Rússia e Abu-Dhabi. Em 2013, o país sediou etapa da FIA GT Series, categoria de carros de turismo.

Curiosamente, de acordo com o periódico, a pessoa responsável pela ida da etapa à cidade da antiga União Soviética é Flavio Briatore. O antigo mandatário da Renault, foi punido há 5 anos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com o banimento da categoria. Em 2008, Briatore ordenou que Nelsinho Piquet, seu piloto à época, causasse um acidente proposital na prova de Cingapura, para que seu primeiro piloto, Fernando Alonso, se beneficiasse. A punição foi anulada após recurso em 2010.