Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Academia LANCE! Caso Héverton e a grave crise do nosso futebol

Escrito por

O Ministério Público de São Paulo após um longo período de investigação não tem mais dúvidas que a Portuguesa escalou o jogador Héverton no ano passado de forma proposital. A decisão de colocá-lo em campo, segundo a investigação, tinha como objetivo gerar benefícios financeiros para algumas pessoas ligadas ao clube do Canindé.

Essa informação coloca por terra a tese que a escalação do atleta não passava de um erro, que custou a permanência do clube na Série A. Já há provas que houve sim a intenção de prejudicar o clube de forma deliberada.

A questão central agora é a divulgação de quem comprou a escalação do jogador, que na prática foi a aquisição de uma vaga na principal competição do futebol nacional. Isso é fundamental para que compreendamos de uma vez por todas o caso.

As informações estão sendo amplamente divulgadas pelos grandes veículos de comunicação, o que contribui para sujar ainda mais a já péssima imagem do nosso futebol.

O esporte como um grande produto necessita de lisura e honestidade. As vitórias em campo, a superação de times e atletas é a essência das modalidades esportivas e o que gera profundo interesse dos torcedores, patrocinadores e investidores em geral.

Qualquer notícia de corrupção, negociação de resultados, compra de arbitragem ou de vagas em uma competição mancham a essência do esporte e afastam grandes empresas que querem ficar o mais longe possível da sujeira e de polêmicas.

Casos como o da Portuguesa invertem a lógica do esporte, já que ao invés de atrair interesse pelos seus aspectos positivos, geram um distanciamento natural de investimentos.

E o momento do nosso futebol já é péssimo com clubes endividados, com dificuldades de atrair parceiros e com uma imagem bastante negativa.

Pelo visto o mercado do futebol no Brasil ainda não entendeu que os executivos das empresas leem jornais, acessam a Internet, assistem televisão e escutam rádio. Portanto estão sendo bombardeados por essas notícias negativas.

A FIFA acaba de perder dois grandes patrocinadores por questões ligadas à corrupção. E fatos como esse da Portuguesa podem ter um efeito avassalador em nosso mercado.

Mas parece que nossos clubes e a CBF não estão muito preocupados com isso.